Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

4 razões para contratar profissionais para projetos em períodos desafiadores

Novos talentos dão mais agilidade para empresas superarem desafios impostos pelas rupturas

Por  Vitor Silverio*

19:49 - 18 de agosto de 2020
Compartilhar

No atual cenário global, ainda marcado pela pandemia do coronavírus, muitas empresas precisam repensar seu modelo de negócios e promover mudanças profundas na estratégia competitiva. Para tanto, pode ser muito útil a contratação de profissionais para projetos.

Para ficar mais claro, pense nesses profissionais como talentos focados em projetos específicos, como a transformação digital da empresa ou a expansão para novos segmentos, que somam know-how e entusiasmo ao projeto, tornando-o efetivamente viável.

Nos tópicos seguintes, nos aprofundamos no tema. Explicamos como somar profissionais aos projetos, quando isso é recomendado e quais as vantagens. Continue a leitura!

Quando contratar profissionais para projetos?

Há uma enorme quantidade de contextos nos quais profissionais para projetos podem ser necessários à empresa. No entanto, o mais frequente é que seja um contexto de mudança, no qual a empresa precisa rearranjar sua força de trabalho ou sua posição no mercado.

O atual cenário de pandemia é um bom exemplo disso. Muitas empresas precisaram ajustar seu formato de trabalho (adotando o home office), bem como repensar seu modelo de gestão e/ou reestruturar o quadro de talentos (desligando ou realocando pessoas). Portanto, há muito espaço para gente técnica, com know-how para viabilizar tais mudanças.

Há outros contextos (também impulsionados pela COVID-19) que podem tornar maior a demanda por profissionais para projetos. Veja alguns dos principais:

  • demandas e projetos inesperados, como o ajuste a novas leis ou decretos;
  • programas de fusão e aquisição (M&A) com outras empresas;
  • necessidade de transformação digital e adoção de algum sistema integrado;
  • casos de crescimento acelerado de unidades ou segmentos do negócio.

Em todos esses casos, além de ser um “braço” adicional, o profissional para projetos tem conhecimento aplicado que será aproveitado pela empresa. Assim, torna-se mais simples superar os desafios impostos pela mudança, o que é realmente benéfico à empresa.

Qual o perfil ideal dos profissionais para projetos?

Os profissionais para projetos entram na empresa por tempo determinado para suprir uma demanda específica, como ajudar no fechamento contábil ou na entrega de uma obrigação acessória específica. Portanto, seu perfil ideal pode ser diferente dos profissionais permanentes (que não têm data para deixar o negócio).

Ele precisa ser um profissional maduro, com conhecimento técnico bem delimitado e adequado à demanda do projeto. A razão é que, diferente dos profissionais permanentes, ele não tem muito tempo para aprender, afinal, o projeto tem um prazo (muitas vezes, apertado).

Existem, ao menos, outras três características ideais, que são:

  • proatividade: precisa ir atrás das soluções, jamais esperar por elas;
  • flexibilidade: versátil para se adaptar à cultura interna e às demandas do projeto;
  • autodesenvolvimento: se não sabe de algo, precisa aprender rápido.

Tais diferenças fazem com que o próprio processo de aquisição de profissionais para projetos seja diferente do recrutamento e seleção de funcionários. O foco, por exemplo, deve estar em conhecimentos técnicos (não em soft skills, comuns ao R&S tradicional).

Quais as razões para contratar profissionais para projetos?

Há muitas vantagens ligadas à contratação de profissionais para projetos, tanto para a empresa quanto para esses talentos. Agilidade, flexibilidade e confiabilidade são alguns exemplos, mas existem muitos outros. É o que explicamos, nos próximos tópicos.

Facilita a importação de conhecimento

Para a execução de alguns projetos, a empresa precisa de conhecimentos específicos, que nem sempre fazem parte do seu atual conjunto de competências. Nesse caso, o profissional para projetos é de grande ajuda, afinal, ele conta com know-how que pode ser importado.

Além de formação técnica, os profissionais para projetos contam com experiência em outras empresas. Ainda, eles já ajudaram a solucionar o mesmo tipo de problema (ou algo semelhante) em outros locais. Assim, ao contratá-los, será mais fácil aprender com eles e importar seus conhecimentos.

Aumenta a flexibilidade nos serviços

Os profissionais para projetos somam mais flexibilidade à empresa. Eles são contratados para um projeto específico, de curto ou médio prazo. No término desse projeto, o gestor tem a opção de continuar com o talento para outros projetos ou finalizar o seu serviço.

Agiliza a resolução de problemas

Todo projeto envolve um problema que deve ser solucionado. Se você reestrutura seu quadro de trabalho, por exemplo, tem uma série de problemas específicos que precisam de respostas rápidas e completas. Contudo, em geral, não há muito tempo para aprender.

O profissional para projetos costuma ter essas respostas na ponta da língua ou, pelo menos, sabe onde encontrá-las. Isso permite que os projetos sejam solucionados com velocidade e acerto, reduzindo o número de entraves que tornam o projeto mais demorado e oneroso.

Simplifica toda a contratação

Outra vantagem é a facilidade de contratação. Não é necessário arquitetar um processo de recrutamento e seleção com diversas entrevistas, dinâmicas e testes. Tudo é mais rápido e preciso, focado em competências técnicas.

Enfim, agora você sabe quando e por qual razão contratar profissionais para projetos. Também, entende qual é o perfil ideal e como uma empresa especializada pode ajudar com o assunto. Tenha em mente que os benefícios são diversos, como a maior flexibilidade, a importação de conhecimento e a velocidade do processo, itens essenciais aos negócios.

* Vitor Silverio é gerente da divisão de Staff Loan da Robert Half

Load more