Categories: Notícias

CMO e CIOs precisam unir forças, diz analista

Entender o que se passa na cabeça de cada área de negócio não deve ser tarefa fácil para CIOs, quando se fala no marketing, então, a tendência é o distanciamento. São mundos e linguagens diferentes, mas que, por conta da convergência tecnológica que torna boa parte da mídia e publicidade digital, acabam por se cruzar. E, diante desta nova realidade, o que fazer?

Chris Stuztman, analista da Forrester, afirma que o censo comum é que os projetos sejam tocados em separado, o que é um grande erro. “Há um grande problema de comunicação entre CIOs e CMOs. Nas organizações mais avançadas por onde tenho passado, estes profissionais têm se tornado os melhores amigos. Eles trabalham juntos e um par ao outro, compartilhando projetos e recursos”, aponta o especialista. Stutzman falou durante o Engage 2011 (veja cobertura completa), em uma sessão que discutiu o consumidor do futuro, aquele que demanda cada vez mais informações e quer participar ao máximo dos processos produtivos ou de criação de marcas admiradas.

E, para surpresa dos que acreditam que as iniciativas de marketing digital têm sido bem sucedidas, o analista avisa: “Apenas 4% dos CMOs conseguem tirar vantagem real. As marcas não podem ser lideradas por iniciativas antigas. É preciso complacência, conformidade, análises, conhecimento de silos. Os profissionais precisam aceitar as mudanças, participar pessoalmente das decisões e ultrapassar as fronteiras.”

Stutzman sabe que não é fácil conectar-se em um mundo envolvendo consumidores de várias correntes e com várias plataformas disponíveis. Os tablets, lembra, surpreenderam pela aceitação e possibilidades que oferecem. Mas como melhorar isso? Talvez, se a TI suportasse esse tipo de ação a partir de conversas estratégicas com o marketing, as coisas fluiriam melhor. “Muitas organizações deixam suas iniciativas digitais com a área de TI ou com algum webmaster, mas isso também é um problema. Quando você tem uma carreira em web, ou inteligência de internet e análise, você não foi treinado para marketing e comportamento econômico, são mundos diferentes”, ensina.

Para o especialista, a TI precisa entender as possibilidades que as ferramentas de marketing digital oferecem para, então, promover a integração com os demais sistemas, o que gera um resultado muito mais interessante para as companhia. Entendendo as necessidades do departamento e discutindo os projetos de forma mais estratégica, especialmente quando se fala em mídias sociais, as coisas fluem com mais eficiência. “O que tem acontecido é que os departamentos de TI desenvolvem suas capacidades e parte do trabalho digital é terceirizado.”

*O jornalista viajou para São Francisco a convite da CLM

Recent Posts

Web Summit Rio 2026: aquisição, GPUs fracionadas e meta de capacitar 3 milhões em IA marcam a semana

O Web Summit Rio 2026, realizado entre os dias 8 e 11 de junho no…

36 minutos ago

Skyone lança agentes de IA prontos para operar após identificar que clientes travavam na adoção

A Skyone anunciou na noite de quarta-feira, 10 de junho, o lançamento da Vertical AI,…

1 hora ago

Reckitt anuncia Humberto Moisés como novo diretor de TI&D para a América Latina

Nesta quarta-feira, 10 de junho, Humberto Moisés anunciou que assumiu o cargo de diretor de…

1 hora ago

Segurança de software na era da IA: o programador no centro da crise

por Carlos Cabral A antiga chefe de segurança cibernética do governo Obama, Jen Easterly, tem…

3 horas ago

Oracle supera projeções no trimestre, mas ações recuam com plano de captar mais US$ 40 bilhões para expansão em IA

A Oracle divulgou na última quarta-feira, 10, resultados acima das expectativas para o quarto trimestre…

3 horas ago

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

17 horas ago