Notícias

Claro, Embratel, Ericsson e Parque Tecnológico SJCampos fomentam P&D em 5G

A Claro, a Embratel, a Ericsson e o Parque Tecnológico São José dos Campos fecharam um acordo de cooperação para desenvolver, validar e testar soluções voltadas para 5G, internet das coisas e IoT-mobile. O foco é criar tecnologias voltadas para indústria 4.0, agronegócio, saúde, smart city e educação.

O acordo visa identificar empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao parque tecnológico e interessadas em criar em conjunto novas ferramentas para endereçar necessidades de seus negócios e clientes. Com a novidade, São José dos Campos tem potencial de se tornar uma das primeiras cidades 5G do país.

Para tanto, o parque receberá um ambiente de teste e desenvolvimento que rodará na frequência 3,5GHz, usando 5G standalone, a partir de licença científica concedida pela Anatel à Claro. Já a infraestrutura 5G que será instalada no parque será fornecida pela Ericsson, que também entregará a solução de Core 5G que apoiará os testes das soluções desenvolvidas.

Leia mais: IBM lança terceira edição da Maratona Behind the Code na América Latina

A Embratel fica a cargo da integração das tecnologias desenvolvidas e da oferta das soluções aos mais diversos segmentos. A empresa também atuará na avaliação e atração, junto ao parque tecnológico, de novas parcerias com companhias e startups para fazerem parte do projeto.

Com mais de 300 empresas e instituições vinculadas a programas que estimulam o desenvolvimento de negócios, parcerias e oportunidades, o parque tecnológico será responsável por fomentar a colaboração entre empresas consolidadas e startups instaladas em sua estrutura. Também viabilizará o compartilhamento de informações e a condução de projetos de P&D&I na estrutura de testes e desenvolvimento.

“Ter a Ericsson e a Claro e a Embratel envolvidas conosco na pesquisa e no desenvolvimento de inovações relacionadas ao 5G é algo extremamente estratégico e ajudará os nossos associados a criarem novas soluções e produtos que atendam às necessidades dos seus clientes e a endereçarem questões importantes dos seus negócios”, comentou diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marcelo Nunes.

Em março, a Ericsson inaugurou na fábrica localizada na cidade a primeira linha de fabricação de 5G da América Latina e do hemisfério Sul. “São José é uma região estratégica para nós e queremos ajudá-la a se tornar uma das primeiras cidades verdadeiramente 5G do país”, realçou Tiago Machado, vice-presidente de negócios da Ericsson.

Para Rodrigo Duclos, diretor do beOn Claro, o hub de inovação da Claro, o parque oferece o ambiente ideal para fomentar iniciativas voltadas à inovação aberta, principalmente em relação ao 5G. “Queremos nos conectar a esses atores e gerar produtos e serviços que possam ser desenvolvidos, testados e escalados de forma que tenham potencial de, no futuro, integrar o nosso portfólio servindo os nossos clientes de vídeo, banda-larga e celular, além do mercado corporativo”.

Por fim, Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel, afirma que a parceria resulta em um importante espaço para a inovação com foco em apoiar o mercado corporativo na sua jornada de crescimento na nova economia digital. “Acreditamos que o 5G e o IoT são fundamentais para o futuro dos negócios e irão impulsionar como nunca a economia no Brasil nos próximos anos”.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

6 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

8 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

8 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

10 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

11 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

12 horas ago