Categories: Notícias

Claro e Telemig vão estrear suas redes de 3G

A Claro e a Telemig vão poder, enfim, colocar em atividade suas redes de terceira geração (3G), a chamada banda larga móvel. Nesta última quarta-feira (31/10), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o uso de tecnologias de 3G de telefonia celular em quaisquer faixas de radiofreqüência.

As duas operadoras haviam solicitado registro de suas estações radiobase de terceira geração na faixa de 850 MHz, na qual atuam, e até o momento aguardavam pelo sinal verde da Anatel, que estava estudando o caso. A Telemig instalou sua rede na Grande Belo Horizonte e a Claro selecionou seis capitais: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Em 18 de dezembro haverá leilão de freqüência da faixa de 1,9 GHz a 2,1 GHz, e todas as celulares deverão participar.

O conselheiro José Leite Pereira Filho explicou que a Anatel vai encaminhar para consulta pública uma proposta de revogação da resolução 227 da Anatel, que impedia o uso de tecnologias de 3G em qualquer freqüência.

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

12 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

12 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

13 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

13 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

14 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

14 horas ago