CIOs acreditam ser líderes digitais, mas CEOs discordam, indica pesquisa
Muitos CIOs pensam que são líderes digitais de suas empresas. No entanto, a maioria dos CEOs não concorda. Essa foi a principal constatação de um estudo divulgado pelo Gartner em um evento do instituto de pesquisas realizado nesta semana nos Estados Unidos.
Quando os CIOs foram questionados se os CEOs os veem como líderes digitais de suas empresas, 47% disseram que sim. Quando CEOs foram questionados sobre os líderes digitais de suas companhias, apenas 15% citaram o CIO.
O estudo batizado de “Flipping to Digital Leadership: The 2015 CIO Agenda”, conduzido pelo analista do Gartner Dave Aron, faz uma reflexão sobre o papel atual do CIO. De acordo com o levantamento, 41% dos líderes de TI agora reportam para o CEO, uma das maiores porcentagens da história da pesquisa. O desafio desse cenário, no entanto, começa quando os dois líderes são questionados sobre o que isso significa para suas estruturas organizacionais.
O que os CIOs devem fazer, então, para aproveitar a oportunidade desse novo quadro? Aron sugere algumas ações. Segundo ele, há várias medidas concretas que os CIOs podem conduzir em direção a uma estratégia digital, incluindo a nuvem como primeiro passo para o planejamento de qualquer novo serviço ou tecnologia.
Outra recomendação de Aron é maximizar a contextualização, que significa tirar proveito de informações disponíveis sobre onde seus clientes estão e o que eles fizeram recentemente.
Aron também indica que o CIO deve realizar uma liderança pautada em valores. A mudança nesse contexto, segundo Aron, é respeitar o que é valioso. Desde gerações antigas de líderes empresariais o mantra era que somente aquilo que pode ser medido realmente importa. Por isso, Aron sugere que os CIOs desenvolvam formas de medir a contribuição da TI para a organização e melhores formas de descrever essas contribuições.
Por fim, Aron diz que os CIOs devem enfatizar seus estilos de liderança com base em visão e inspiração. O “humanismo digital” foi o termo usado por ele para descrever a liderança que posiciona as pessoas no centro de uma organização.
Um dos problemas que os CIOs enfrentam é inspirar as pessoas e desenvolver uma visão estratégica. Isso requer tempo. Aron sugeriu que os CIOs nomeiem, então, um “IT COO” para ser responsável pelas questões operacionais na TI. Ele ressaltou que os CIOs que contaram com essa pessoa em suas equipes ganharam pelo menos um dia em cada mês para focar em tarefas mais críticas.
A mudança na liderança é fundamental para que um CIO conduza uma transformação cultural na TI, observa. Essa postura é ainda mais vital no mundo digital, que está se tornando o centro das atenções atuais, indica Aron. A grande questão é saber se os CIOs vão liderar a mudança ou ficar para trás. Faça sua escolha.