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Cinco mitos para quem quer empreender online

A
expectativa é sempre a melhor possível: criar um negócio digital, pagar
alguns anúncios e viver sem chefes, sem cobranças e sem preocupações. A
realidade, porém, é bem diferente. Para conseguir sucesso on-line é
preciso persistência, planejamento e conhecimento para divulgar o seu
produto.

“Algumas
causas de fracasso se originam na ilusão de que o negócio virtual
precisa de pouco investimento, análise e pesquisa”, diz Bruno Pinheiro, empreendedor digital e autor do livro “Empreenda sem Fronteiras“. “É muito comum errar na compra de ferramentas e ter falhas graves no atendimento.”

Não
é à toa que, segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística) em 2016, mais de 22% das empresas fecharam as
portas antes de concluir um ano no mercado. Uma pesquisa realizada pelo
Sebrae mostrou que 71% dos empreendedores enfrentaram dificuldades nos
primeiros 12 meses, seja por falta de conhecimento ou pelo planejamento
financeiro falho.

Segundo Pinheiro, é necessário desmistificar alguns pontos, em relação a empreendimentos digitais. Conheça alguns deles:

1 – Investimento inicial = Zero
Muitos
acreditam que ao disponibilizar um produto na internet, as chances de
ser bem sucedido são grandes. Óbvio que sonhar é fundamental para quem
quer começar um negócio,entretanto é necessário ser realista e ter um
bom planejamento dos negócios. ” Existem empreendedores que querem
economizar no website, ao utilizar algumas plataformas que não possuem
indexação orgânica no Google”, compara Pinheiro

Para
o especialista, a fórmula para empreender, tanto no físico como no
digital, acaba sendo a mesma, e é necessário ter um capital mínimo para
investir em recursos básicos, desde no desenvolvimento do logo, site e
até na contratação de ferramentas que venham a ser úteis nos negócios.
“Não comprometa mais do que você pode”, alerta.

2 – Produto 100% de sucesso
É
comum dizerem que alguém nasceu para fazer algo ou exercer determinada
função. Mais comum ainda quando a autoconfiança do empreendedor faz
achar que ele é o Rei Midas: tudo o que tocar é transformado em ouro. E
que esse ouro, irá suprir a necessidade de toda a população mundial.

Por
mais que ações de marketing sejam feitas, mostrando a eficiência do
produto, quem irá determinar se ele é bom ou não, é o consumidor. De
acordo com o especialista, a autoridade de uma empresa digital só vai
crescer se o empreendedor estudar e entender a persona que irá atingir.
“É preciso ter humildade para saber que nada se nasce pronto. Achar que
sabe tudo é a maneira mais rápida e certeira de quebrar a cara”,
enfatiza.

3 – Sempre ter razão
Assim
como já dizia o trecho da música “…Eu nasci assim, eu cresci assim, e
sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela… sempre Gabriela”, é
bem comum encontrar profissionais que se enquadram neste perfil, que é
mais conhecido como Síndrome da Gabriela. Ao querer empreender, as
pessoas acham que podem fazer do jeito que sempre foram que poderá dar
certo, sem se atualizar profissionalmente.

“A
zona de conforto é uma grande armadilha para qualquer um”,explica
Pinheiro, que complementa “quando quebramos essa monotonia conhecemos
nossos limites e, assim, aparecem as melhores oportunidades e
experimentamos coisas novas”.

4 – Divulgar em primeiro lugar
Muitos
anúncios geram tráfego no site, que gera dinheiro. Certo? Não
necessariamente. “Essas pessoas que estão entrando em contato com você,
que estão conhecendo o seu produto, precisam ser as que têm interesse no
que você faz.”

“Investir
em marketing é fundamental”, conta Pinheiro. “Isso dá um excelente
retorno de investimento, mas só se for realizado de maneira correta.
Acerte no alvo. Descubra onde está o seu público-alvo e vá atrás dele.”

5 – Replicar conteúdo
Muita
gente se esconde para não produzir conteúdo. Pode ser por timidez, por
medo, por falta de conhecimento… Elas acabam inventando diversas
desculpas para isso. Uma dessas justificativas é a de que é possível
vender sem conteúdo.

“Se
você entrar na internet pensando em vender, vai se dar mal”, afirma
Pinheiro. “Você precisa entrar na internet pensando em conquistar
clientes, por meio de conteúdos relevantes e que esteja de acordo com
sua opinião. Assim, você não tem um simples comprador: tem um
multiconsumidor. Ele que permanecerá ao seu lado.”

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