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Cinco erros mais comuns na hora de reformular um site

A decisão de uma empresa em reformular o seu site, seja ele um e-commerce, um guia de notícias ou apenas um portal para apresentar uma prestação de serviços, deve partir de um objetivo principal que é o aumento de interesse do público e, consequentemente, as vendas e contratações. Objetivo esse que muitas vezes se perde no caminho, seja por falta de atenção ao que realmente importa, por focar os esforços de equipe e verba em alterações que pouco afetará a decisão de compra do cliente ou até mesmo de não testar as alterações que podem dar muito errado.

Diante disso, listei os cinco erros mais comuns que encontro na hora de reformular um site:

1 – Otimizar visando o aumento de tráfego e se esquecer da conversão: visita é custo. E um dos erros mais comuns são de empresas que utilizam todo o seu esforço, tanto de colaboradores, quanto de verba, apenas para conseguir um tráfego melhor qualificado. É preciso pensar no que vem depois que o cliente é atraído, pois se o possível cliente não tiver uma boa experiência, não há marketing que faça ele voltar. Neste caso, é essencial pensar e planejar todo o site e o caminho em que ele irá percorrer. Não caia na vaidade de focar apenas nas métricas de engajamento, nem sempre ter mais visitantes resulta em um maior faturamento;

2 – Publicar alterações sem testes: imagine um site que anuncia sua reestruturação e após alguns dias, descobre que o antigo gerava melhores taxas de conversão, assistindo as vendas caindo e comprovar que o novo site, mais bonito, não é funcional. Sim, isso existe e é muito comum. É importante fazer e rodar todos os testes possíveis. Testes A/B, em que o modelo atual e o alterado, cada um para uma parcela de quem acessa, pode dar uma visão inteligente de todas as correções que devem ser feitas antes do lançamento;

3 – Copiar o concorrente sem saber se ele entende o que está fazendo: olhar e monitorar seus concorrentes pode te dar sinais de caminhos e movimentos de mercado. Porém, na hora de cuidar do seu site, saiba que cada um deles possui sua personalidade e, principalmente, seus resultados próprios. Nunca copie seus concorrentes, é como colar em uma prova sem saber se o seu colega estudou;

4 – O seu site não é um hall de cinema: alguns sites funcionam de forma parecida com uma bilheteria de cinema, com os clientes chegando com sua decisão de compra feita. Sendo assim, pouco importa o esforço que será feito em oferecer outras opções para ele, afinal, ele só assistirá um filme naquela noite. Tenha atenção com as ofertas que faz aos usuários que já estão em um momento de compra.

5 – Quem acessa via mobile tem objetivo diferente: muitos sites possuem maiores conversões por meio de acessos em celulares. Porém, o que mais vejo por aí, são sites que cometem o grave erro de apenas se adaptarem para navegação via mobile. Guias de hotéis e motéis ou aluguel de carros e serviços para viagens, por exemplo, costumam ter sua versão mobile para finalizar a compra. Portanto, entenda e o ofereça a melhor experiência para aquilo que o usuário procura.


(*) Rafael Damasceno é CEO da Supersonic

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