Notícias

Chegou a hora de medir a velocidade do WiFi de uma maneira diferente

Com a crescente demanda por mobilidade e a rede sem fio rapidamente substituindo a Ethernet como principal método de acesso à rede, as organizações têm avaliado constantemente as últimas tecnologias que poderiam apoiar a onda de dispositivos pessoais, corporativos e de Internet das Coisas que requerem conectividade.

Tradicionalmente, as organizações focam suas avaliações medindo a velocidade do ponto de acesso do fornecedor. Por mais que a amplitude da banda larga seja importante, atualmente, este não é o único critério de velocidade que deve ser mensurado para determinar a melhor adequação de uma solução sem fio.

Vamos encarar os fatos: Se Gbps fosse tudo que importásse, você compraria um monte de pontos de acesso básicos de US$100,00, mas ainda assim, eu realmente recomendaria o contrário.

Qual ferramenta de medida nós deveríamos usar?

Com o enorme crescimento de dispositivos móveis, aplicativos e usuários conectados à rede, os administradores estão lutando para entrar a bordo dessas tecnologias o mais fácil e rápido possível, sem negligenciar a segurança.

Isso se torna ainda mais desafiador porque está acontecendo em todo o mundo ao mesmo tempo, com recursos limitados. E então, quando você começar a aumentar o número de sites, o quão rápido você conseguirá manter esses sites funcionando à distância? Ter muitos sites também se torna problemático quando surgem os imprevistos: quão rápido você consegue resolver um problema de conectividade a mil quilômetros de distância, por telefone? Isso nunca é divertido. Talvez você devesse deixar uma mala pronta em sua mesa, só por desencargo…

87% das organizações citam o uso de dispositivos móveis como importantes ou críticos para sua produtividade. Mobilidade e redes centrais não podem mais ser medidas por “quão rápido um arquivo é transferido”, ou uma página carregada ou uma notificação recebida.

Está na hora de medir velocidade de uma maneira diferente; a velocidade do seu negócio, que não tem nada a ver com Gbps. A velocidade que as organizações estão medindo é a da eficiência operacional e o valor entregue internamente e para os clientes. Essa métrica foca em verdadeiras áreas de tempo crítico de uma organização, incluindo a velocidade de tornar a rede online, trazendo clientes e garantindo ROI com as soluções de WLAN.

Como é uma rede rápida hoje em dia?

– Redes móveis rápidas respondem às necessidades organizacionais, adaptando e evoluindo junto com os negócios;

– Rapidez é suportar uma rede com velocidade quando a última versão do iPhone aparecer nas mãos de 200 funcionários na segunda-feira de manhã;

– Rapidez é solucionar problemas de rede enquanto um executivo está prestes a fazer uma importante apresentação e o Wi-Fi acabou de cair…quando você está fora;

– Rapidez é capacitar seus funcionários, sem a sua assistência, para que acomodem centenas de visitantes que acabaram de chegar para uma conferência;

– Rapidez é trazer 10 novos sites online, por muitas localidades sem ter que sair de seu escritório.

– Então, é hora de dispensar o seu analista de redes e começar a medir as implantações, integrações e suporte mais rápidos para determinar o sucesso de sua iniciativa de mobilidade.

*Mathew Edwards é gerente de Marketing de Produto da Aerohive Networks.

Recent Posts

IA da Anthropic simula 100 mil cenários da Copa e aponta a Holanda como maior ameaça ao Brasil

A simulação foi executada na terça-feira, 9 de junho, um dia depois do lançamento do…

34 minutos ago

Resiliência e criatividade atuam na globalização do DNA brasileiro em tecnologia

por Thaís Trapp O Brasil formou profissionais moldados pela diversidade, pela complexidade e pela necessidade…

4 horas ago

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

4 horas ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

17 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

17 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

19 horas ago