Categories: Carreira

Como reinventar seu curso de engenharia e continuar ganhando dinheiro nos próximos anos

A engenharia de software chegou para nunca mais ir embora e, em 2020, o setor promete ser bastante movimentado, com algumas novidades – não tão novas assim – e muitas oportunidades. Para que os interessados no assunto fiquem por dentro das próximas tendências, o portal The Next Web publicou um artigo para tratar dos quatro principais tópicos da tecnologia que demandarão bastante atenção durante o ano que vem.

 

Internet das Coisas (IoT)

Além de ser uma das tecnologias que mais cresce, o número de dispositivos IoT pode atingir a marca de 21 bilhões nos próximos anos. Casas, indústrias e cidades inteiramente inteligentes só existem graças à Internet das Coisas, portanto, investir em pesquisas para tornar essa conexão ainda mais funcional e, principalmente, segura é a chave para se dar bem em 2020 – e nos anos seguintes também.

 

Autenticação sem o uso de senhas

As senhas já não são consideradas tão seguras assim. É por isso que outras formas de autenticação, como as leituras biométricas, vêm sendo introduzidas há alguns anos e continuarão em alta em 2020.

Os profissionais que se dedicarem especificamente à tarefa de encontrar novas alternativas de autenticação ou, até mesmo, a aumentar a segurança das maneiras já existentes, terão seus empregos garantidos.

 

Realidade mista

Se você acha que realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) servem apenas para jogos e entretenimento, então está na hora de pesquisar mais. Atualmente, ambas podem ser aplicadas a praticamente tudo. Um bom exemplo são as forças armadas de diversos países que já utilizam VR e AR para preparar seus soldados.

A realidade mista, que mistura as duas tecnologias, é ainda mais útil ao inserir objetos virtuais na esfera real e permitir que os usuários interajam verdadeiramente com eles. Existe algo mais futurístico do que isso?

 

Automação Robótica de Processos (RPA)

Tudo gira em torno da erradicação do trabalho manual. Como os seres humanos perdem muito tempo realizando trabalhos manuais e repetitivos, a intenção é automatizar suas tarefas para que o tempo desperdiçado seja realocado e depositado no desenvolvimento dos aspectos criativos e inteligentes dos negócios.

Além disso, com a ajuda da RPA, as empresas podem alcançar taxas mais altas de eficiência e produtividade. A expectativa é que os softwares programados funcionem melhor do que o trabalho manual humano.

 

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

12 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

13 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

13 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

14 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

15 horas ago