Carreira

Seis em 10 trabalhadores brasileiros se preocupam com impacto da IA no trabalho

A inteligência artificial está transformando o mercado de trabalho – e preocupado os trabalhadores brasileiros. É o que revela um estudo global divulgado recentemente pela Michael Page. Para 60% dos profissionais brasileiros, o impacto da IA no trabalho é grande e afeta planos de carreira a logo prazo, superando as médias global (52%), da América Latina (50%) e de países como México (48%), Argentina (26%), Panamá (25%), Chile (22%), Colômbia (18%) e Peru (16%).

Curiosamente os profissionais brasileiros também lideram o uso de IA no trabalho. Segundo o levantamento, 37% utilizam a tecnologia em suas funções. Os profissionais da Colômbia aparecem logo na sequência, com 29%, seguidos por Peru e Panamá (28%), Chile (27%), Argentina (24%) e México (23%). A média na América Latina ficou em 28%, enquanto a global em 30%.

Leia ainda: 5 cursos gratuitos para melhorar a produtividade no trabalho remoto

“Ainda estamos explorando as melhores maneiras de trabalhar com a inteligência artificial. Como ocorre com qualquer nova tecnologia, ela gera preocupações em muitas pessoas, incluindo sobre a manutenção de seus empregos”, diz Ricardo Basaglia, CEO da Michael Page no Brasil. “Essa preocupação é legítima e natural. No entanto, é importante lembrar que quanto mais as pessoas se qualificarem, menos serão afetadas.”

Os dados fazem parte da pesquisa global Talent Trends 2024, e foi feita entre novembro e dezembro de 2023 em 37 países. Contou com a participação de aproximadamente 50 mil profissionais em todo o mundo, que atuam em empresas de diferentes segmentos e portes.

Novos planos

A pesquisa também buscou entender até que ponto o uso de IA está influenciando as decisões sobre a carreira dos profissionais. Quem mais acredita nessa influência são os profissionais da Argentina (26%), seguidos por Panamá (25%), Chile (22%), Colômbia e Brasil (18%) e México e Peru (15%). A média na América Latina ficou em 21%.

Para Basaglia, o momento é propício para as empresas assumirem “o controle da narrativa, aumentar seu conhecimento sobre IA e definir uma estratégia que se concentre nos possíveis benefícios dessa tecnologia inovadora”. Para ele, isso aumentaria “as oportunidades que a IA oferece e minimizando os possíveis danos”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

45 minutos ago

Caixa anuncia linha de crédito para transformação digital de estados e municípios

A Caixa anunciou, nessa segunda-feira (1º), o lançamento de uma linha de crédito – chamada…

2 horas ago

NASA contrata SpaceX para desorbitar a ISS em 2030

A NASA anunciou um contrato de US$ 843 milhões com a SpaceX para desenvolver uma…

3 horas ago

A nova corrida pelo ouro: como a convergência entre IA, Machine e Deep Learning ressignifica o futuro dos dados

Os dados tornaram-se o novo ouro para a sociedade moderna, principalmente ao impulsionar categoricamente as…

4 horas ago

Maioria das startups de IoT brasileiras estão no agronegócio

O número de startups de IoT brasileiras é atualmente de 412 empresas ativas. A maioria…

5 horas ago

Panvel adota serviço de orientação farmacêutica com IA

A rede de farmácias Panvel divulgou essa semana um projeto que usa inteligência artificial em…

7 horas ago