Categories: Notícias

Brasil sela parceria em tecnologia e inovação com Bulgária

A presidente Dilma Rousseff  e o chefe do governo búlgaro, Rosen Plevneliev selaram um acordo na segunda-feira (1º/2), em Brasília, para investimentos em ciência, tecnologia e inovação

A parceria engloba o programa Ciência sem Fronteiras e pesquisas na Antártida. O encontro também contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. 

O memorando de entendimento assinado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação e da Ciência da Bulgária prevê a aproximação entre as comunidades científicas das duas nações. 

“Já contamos com experiências concretas nessas áreas. A Bulgária participa do Ciência sem Fronteiras, na cooperação antártica, o Brasil presta apoio logístico e de manutenção à base búlgara de St. Kliment Ohridski”, destacou a presidente.

Pansera enfatizou a importância estratégica dos acordos assinados com o governo búlgaro. Além disso, uma equipe brasileira irá à Bulgária nos próximos meses para estreitar as relações entre os países. “A União Europeia é um parceiro muito importante para o Brasil, e a Bulgária é um ator de destaque nesse momento em que o País trabalha para fechar acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul”, afirmou. “Esse é mais um capítulo dessa longa relação com a comunidade europeia. Em breve, um equipe do Ministério vai à Bulgária para estreitar as relações com aquele país.”

*Com informações do MCTI

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

4 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

5 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

6 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

6 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

8 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

9 horas ago