Categories: Notícias

Brasil sai à frente em cloud em comparação com países desenvolvidos

Pesquisa realizada pela Vanson Bourne, a pedido da Intel Security, revela que empresas brasileiras usam mais serviços em nuvem do que outros mercados desenvolvidos. Enquanto as companhias instaladas em solo nacional usam, em média, 55 serviços em nuvem, a média nos outros mercados pesquisados é de 43.
Para chegar a essa conclusão, o estudou ouviu 1,2 mil tomadores de decisões de TI, com influência na segurança em nuvem de suas respectivas organizações, na França, no Brasil, no Canadá, na Alemanha, na Austrália, na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos (350 entrevistas nos EUA, 150 no Reino Unido e na Espanha, 100 na França, Brasil, Canadá, Alemanha e Austrália). Os participantes foram escolhidos a partir de organizações com 251 a 500 funcionários até aquelas com mais de 5 mil funcionários.
Além dessa conclusão, a pesquisa identificou que o alto escalão das empresas brasileiras é o mais consciente das implicações de segurança dos serviços em nuvem. Na percepção de 49% dos profissionais de TI brasileiros entrevistados, os executivos C-level compreendem totalmente esses riscos, contra 34% da média global.
Outros dados do Brasil incluem que 81% das organizações esperam aumentar o investimento na nuvem no próximo ano, e que 63% dos respondentes afirmam confiar completamente nos seus serviços de nuvem privada para manter dados confidenciais seguros. A porcentagem é de 21% para serviços de nuvem pública.
Globalmente, a maioria (77%) dos participantes observou que suas organizações confiam na computação em nuvem mais do que há um ano, porém apenas 13% confiam completamente nos fornecedores de nuvem pública para proteger dados confidenciais. Essas descobertas destacam que maior confiança e segurança são fatores essenciais para encorajar a adoção contínua da nuvem.

Recent Posts

Resiliência e criatividade atuam na globalização do DNA brasileiro em tecnologia

por Thaís Trapp O Brasil formou profissionais moldados pela diversidade, pela complexidade e pela necessidade…

7 minutos ago

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

32 minutos ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

14 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

14 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

15 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

16 horas ago