Categories: Notícias

Boa experiência do cliente pós-fusão é a meta do Itaú-Unibanco

Grande parte do esforço de Alexandre de Barros como diretor de tecnologia está relacionado a fusão das operações Itaú-Unibanco. Enquanto trabalha para definir arquiteturas e ter um ambiente estabelecido no próximo ano, o executivo enfrenta o grande desafio de não impactar operações da base de correntistas dos bancos.

“O cliente não quer saber de sinergia e integração de sistemas. Ele quer ter seu banco com boa qualidade”, resume o executivo, que considera fundamental começar os trabalhos dos departamentos de tecnologia em processos de fusão projetando a experiência do cliente pós-integração. “O resto é consequência”, define.

Segundo o executivo, muitas vezes se comete o erro de identificar um vencedor ou perdedor nesses processos baseado em que banco comprou quem. “Não estamos impondo culturas”, reflete Barros, salientando ainda que essa questão pouco importa, pois, da integração sempre surgirá “um banco novo”. O CIO comenta que as equipes de tecnologia do Itaú-Unibanco já estão integradas, bem como alguns sistemas.

Barros acredita que os processos de incorporação precisam de movimentos rápidos. “Quanto mais cedo as decisões são tomadas, mais cedo as pessoas entram nas agendas normais de trabalho”, comenta o executivo.

Leia mais

Confira o especial sobre o Ciab 2009, com todas as notícias do evento. O Ciab ocorre de 17 a 19 de junho em São Paulo.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

11 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

11 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

12 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

13 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

13 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

14 horas ago