Notícias

Black Friday terá crescimento de 13% em pedidos de e-commerce, diz pesquisa

A Black Friday 2021 deverá gerar 8,5 milhões de pedidos no e-commerce, com alta de 13% em relação ao ano anterior, de acordo com um estudo da Neotrust, uma das unidades de negócio do T.Group. O volume de compras deve propiciar um faturamento de R$ 6,1 bilhões, representando crescimento de 18% em comparação com 2020. Os números consideram o movimento das operações na quinta e na sexta (25 e 26 de novembro).

“O salto no número de pedidos e no faturamento do primeiro e segundo trimestre de 2021, quando comparamos os trimestres dos anos anteriores, faz com que o varejo tenha altas expectativas para esse fim de ano, ainda mais quando consideramos o ticket médio de outras datas e da Black Friday”, analisa Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Em um levantamento feito com os consumidores, a Neotrust descobriu que 59% dos entrevistados pretendem comprar algum produto online na data. Além disso, 36% disseram que a decisão de compra dependerá das vantagens oferecidas.

Quando questionados sobre qual será a maior motivação de compra, 59% das pessoas ouvidas disseram que gostam de aproveitar as promoções/preços, enquanto 30% manifestaram interesse em um produto específico. Do total, 12% apontaram outras razões.

Entre os que não pretendem fazer compras na edição 2021, 63% afirmaram não ver vantagens da Black Friday. Já 12% observaram que não encontram o produto que gostariam; 11% assinalaram que o frete é alto e 14% mencionaram outras razões.

Na pergunta “O que motivaria a comprar na Black Friday online”, 84% apontaram o preço baixo como fator, enquanto 4% disseram ser motivados por brindes e/ou promoções e iguais 4% são estimulados pela oferta de frete grátis. Do total, 8% mencionaram outros motivos.

De acordo com a pesquisa, 49% dos consumidores devem investir em Eletrônicos, 31% em Eletrodomésticos, 27% em Moda e Acessórios, 25% em Eletroportáteis e 25% em equipamentos de Informática.

De acordo com dados da ClearSale, empresa parceira da Neotrust, a quantidade de tentativas de fraude nos dias 25/11 e 26/11, será maior que ano passado, chegando a 34 mil tentativas. “Não é um número pequeno. Significa uma variação de 52% em relação ao ano passado, quando houve 22 mil tentativas”, observa Dantas. “Por incrível que pareça, a Black Friday não é a data que mais atrai os fraudadores. É uma data que não somente o varejo, mas também os consumidores estão muito bem-preparados”.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

4 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

4 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

5 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

6 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

7 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

8 horas ago