Criada em 2004, a marca de roupas masculinas Reserva, que teve sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro e hoje já soma 40 no Brasil, está apostando na tecnologia para se diferenciar no mercado de atuação.
O desafio de administrar e acompanhar tantas lojas, produtos, campanhas e funcionários, fez com que a Reserva procurasse, há pouco mais de um ano, um sistema prático e funcional para realizar um controle efetivo operacional e tomar decisões com agilidade.
A marca apostou, então, no TDA, ferramenta de construção de dashBoards de Business Inteligence, desenvolvido pela W5 Solutions. “O TDA permite organizar o operacional da empresa em painéis informativos, práticos e fáceis de entender. Fornece diversos tipos de gráficos e o melhor, não precisa de ninguém para abastecer o sistema. Ele mesmo integra toda a base de dados e atualiza diariamente”, conta José Guilherme, responsável pelo Planejamento Financeiro da Reserva.
Antes de utilizar o TDA, o controle operacional era realizado em planilhas, que precisavam ser atualizadas constantemente pelos próprios funcionários. Assim, não existia uma gestão efetiva das taxas de crescimento, nem uma visualização ampla da situação de cada loja.
Com a ferramenta atual, a empresa tem acesso a um painel informativo com dados de controle de vendas, situação de cada loja, estoque de produtos, evolução mês a mês, necessidades de cada equipe etc.
Segundo Guilherme, a partir de gráficos e planilhas simplificadas a empresa consegue identificar problemas e pontos fortes de cada loja, produto e profissional. “Assim, estabelecemos metas mais direcionadas, conseguimos potencializar o que temos de bom e resolver o que não está indo bem,”
Ele finaliza dizendo que antes, problemas que eram difíceis de identificar puderam ser solucionados e a performance das equipes de cada loja pode ser melhorada.