Categories: Notícias

Banda larga fixa tem a pior avaliação dos consumidores em pesquisa de satisfação

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os serviços de telefonia e internet mostrou que o setor com a pior avaliação em relação à satisfação dos consumidores é o de banda larga fixa, que obteve nota 6,58 em nível nacional, em uma escala de zero a dez. A telefonia fixa foi o serviço que recebeu a maior nota: 6,97, seguida da telefonia celular pós-paga, com nota 6,72, e pré-paga, com nota 6,62.
De acordo com a pesquisa, os aspectos que receberam avaliações mais negativas em todos os serviços estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras, incluindo o tempo de espera para falar com atendente, e também à sua capacidade de resolver demandas, como pedidos de mudança de planos e de correções em faturas.
Em alguns casos, metade dos entrevistados declarou ter entrado em contato com a prestadora nos seis meses anteriores à pesquisa para resolver problemas de cobrança ou pedir reparo do serviço.
A superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, ressaltou que a pesquisa fornece dados tanto para os consumidores quanto para basear as ações da agência reguladora.
“Ao publicarmos os resultados, estamos dando ao consumidor referências essenciais para que ele possa escolher qual prestadora irá contratar. Ao mesmo tempo, a pesquisa dá à Anatel informações essenciais para que ela possa direcionar suas ações de fiscalização, de controle e mesmo os seus regulamentos para solucionar os problemas que mais geram insatisfação nos consumidores”, avalia.
Os dados foram coletados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015 e abrangem os serviços de telefonia pré e pós-paga, telefonia fixa e banda larga fixa. Além de aferir a satisfação dos consumidores, a pesquisa mediu como o consumidor percebe a qualidade do serviço de acordo com diferentes aspectos, tais como o funcionamento, a cobrança e a oferta e contratação, entre outros.
Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados no site da Anatel.

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

10 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

11 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

11 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

12 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

13 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

15 horas ago