Categories: Notícias

Banda C é alvo de disputa na Telexpo

Executivos da Siemens, Alcatel, Nokia, Intelig e Inepar afirmaram que a adoção de uma única tecnologia para a Banda C no país vai facilitar o uso das telecomunicações. Segundo essas empresas, a faixa de 1.8 GHz traz mais vantagens para o usuário por oferecer maior flexibilidade e preços mais baixos.

Para o presidente da Alcatel, Jean François Fille, a redução de preço não estaria apenas ligada à tecnologia, mas a uma política de industrialização de cada empresa. Segundo o executivo, como a tecnologia GSM possui cerca de 250 milhões de usuários em todo o mundo, os fabricantes de equipamentos contariam com uma escala mundial de produção maior, com a conseqüente oferta de preços mais reduzidos. “E no caso de ser necessário importar equipamentos isso também seria feita a custos menores”, completou.

Já o diretor de Novos Negócios da Nokia, Jussi Koria, defendeu que a tecnologia GSM não é apenas usada na Europa, mas também nos continentes asiático e africano, além de parte dos Estados Unidos. “Isso significa que as empresas locais poderão exportar para 75% dos países que utilizam a banda C para telefonia celular.

Fernando Terni, presidente da Intelig, empresa espelho da Embratel, declarou que qualquer que seja a decisão da Anatel (pela tecnologia que será adotada no país para a Banda C) a empresa irá utilizar o padrão GSM.

O movimento deste grupo de empresa é uma resposta á iniciativa divulgada nesta manhã também durante a Telexpo por parte de seis fabricantes – Ericsson, NEC, Lucent, Motorola, Qualcomm e Nortel – defensores da faixa de 1.9 GHz para a terceira geração de celulares.

Recent Posts

Marvell entra no S&P 500 e reforça protagonismo de fornecedores da infraestrutura de IA

A Marvell Technology passará a integrar o índice S&P 500 a partir de 22 de…

3 horas ago

Apple chega à WWDC pressionada a provar estratégia de IA em momento de transição

A Apple iniciou na última sexta-feira (5) sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2026,…

4 horas ago

Martin Scorsese fecha parceria com startup de IA e entra no debate sobre tecnologia criativa em Hollywood

Martin Scorsese anunciou parceria com a Black Forest Labs, startup de inteligência artificial generativa especializada…

4 horas ago

É possível expandir e ser sustentável? O paradoxo dos data centers no Brasil

Inteligência artificial (IA), processamento e treinamento de dados, estes são alguns dos elementos mais falados…

5 horas ago

Plataforma da SAP apoia seleções classificadas para a Copa do Mundo

A inteligência artificial vem ampliando sua presença no esporte de alto rendimento e já ocupa…

6 horas ago

Assa Abloy contrata Rogério Kussano como diretor de TI para a América Latina

Rogério Kussano é o novo diretor de tecnologia da informação para a América Latina da…

8 horas ago