Atendimento ao cliente deve combinar interações tecnológicas e humanas, conclui pesquisa

As empresas têm focado seus esforços cada vez mais na transformação digital para oferecer a melhor experiência aos seus clientes e, consequentemente, obter melhores resultados. Porém, mesmo com o crescente investimento em novas tecnologias, o grande desafio das organizações é o de combinar interações tecnológicas e humanas no atendimento, afinal, há consumidores que ainda preferem a assistência humana em diversas situações.

Segundo pesquisa sobre Transformação Digital, encomendada pela Avaya, junto à IDC, ao realizar ações como registrar uma reclamação, buscar auxílio, retornar um produto e solicitar um serviço, por exemplo, os clientes ainda preferem falar com um ser humano.

O estudo apontou ainda que os clientes alternam entre a preferência de falar com humanos ou com o atendimento automático, ou seja, combinar as habilidades humanas – como criatividade e empatia – com a capacidade de processamento das máquinas, abre uma gama maior de possibilidades às empresas em oferecer a melhor e mais completa experiência possível aos clientes.

“As novas tecnologias – especialmente a Inteligência Artificial – podem ser grandes aliadas para reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor, mas temos um desafio que é entender como aliar a expertise humana com a tecnologia para obter resultados cada vez mais satisfatórios. Dessa forma, é importante que as organizações estabeleçam uma estratégia multichannel e omnichannel, respeitando as necessidades, o contexto e desejos dos consumidores”, apontou Marcio Rodrigues, presidente da Avaya no Brasil.

Nesse sentido, o estudo constatou ainda que mais de um terço das organizações encaram como um desafio a combinação de interações digitais e humanas. “Ainda, é importante que as companhias não só invistam em tecnologia, mas que também tenham ferramentas que – mesmo sem qualquer interação humana – passem confiança ao cliente. Afinal, sem essa segurança, não há adesão”, conclui o executivo.

Recent Posts

Marvell entra no S&P 500 e reforça protagonismo de fornecedores da infraestrutura de IA

A Marvell Technology passará a integrar o índice S&P 500 a partir de 22 de…

3 horas ago

Apple chega à WWDC pressionada a provar estratégia de IA em momento de transição

A Apple iniciou na última sexta-feira (5) sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2026,…

3 horas ago

Martin Scorsese fecha parceria com startup de IA e entra no debate sobre tecnologia criativa em Hollywood

Martin Scorsese anunciou parceria com a Black Forest Labs, startup de inteligência artificial generativa especializada…

4 horas ago

É possível expandir e ser sustentável? O paradoxo dos data centers no Brasil

Inteligência artificial (IA), processamento e treinamento de dados, estes são alguns dos elementos mais falados…

5 horas ago

Plataforma da SAP apoia seleções classificadas para a Copa do Mundo

A inteligência artificial vem ampliando sua presença no esporte de alto rendimento e já ocupa…

6 horas ago

Assa Abloy contrata Rogério Kussano como diretor de TI para a América Latina

Rogério Kussano é o novo diretor de tecnologia da informação para a América Latina da…

8 horas ago