Ataques ransomware a empresas dobram em 2017, aponta estudo

A Online Trust Alliance (OTA), iniciativa da Internet Society (ISOC) que tem a missão de fortalecer e ampliar a confiança on-line, divulga o Relatório de Tendências de Incidentes e Riscos Cibernéticos, que mostra que foram registrados 134 mil ataques de ransomware a empresas em 2017, duplicando o número do ano anterior.

A análise revela que os incidentes cibernéticos dirigidos às empresas quase duplicaram no último ano – de 82 mil registrados em 2016, para 159,7 mil em 2017. Como a maioria das brechas de segurança não são relatadas, a OTA acredita que o número real do último ano pode exceder os 350 mil.

Foram examinadas brechas de dados, ransomware direcionado às empresas, comprometimento de e-mail corporativo (BEC, na sigla em inglês), ataques DDoS e a aquisição de infraestrutura crítica e sistemas físicos ao longo de um ano. O relatório destaca ainda as preocupações da Internet Society quanto a forma como as falhas de dados em grande escala, as incertezas sobre como os dados são utilizados, o cibercrime e outras ameaças online têm afetado a confiança dos usuários na Internet.

Jeff Wilbur, diretor da iniciativa OTA na Internet Society, destaca que, sem surpresas, 2017 ficou marcado como o ‘pior ano’ no que tange às brechas de dados e incidentes cibernéticos em todo o mundo. “O aumento dos ciberataques pode ser atribuído a incidência de ransomware e os novos métodos adotados pelos cibercriminosos”, explica.

“As correções regulares de vulnerabilidades de segurança são uma prática recomendada e as ignorar pode acarretar brechas conhecidas, como a da Equifax, uma das mais notáveis em 2017”, adverte Wilbur.

Para 2018, o executivo espera que as correções sejam ainda mais eficazes, uma vez que vulnerabilidades como Spectre e Meltdown, recém-descobertas, mostram que quase todos os chips de computadores fabricados nos últimos 20 anos apresentam brechas fundamentais de segurança.

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

4 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

4 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

4 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

5 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

8 horas ago