Categories: Notícias

Artigo: adolescentes enviam mais SMS do que telefonam

O Centro de Pesquisas Pew divulgou recentemente um estudo sobre a comunicação entre adolescentes, que indica que 63% envia mensagens de texto todos os dias, sendo que a média diária de mensagens enviadas aumentou de 50, em 2009, para 60, em 2012. As meninas enviam cerca de 100 mensagens de texto diariamente, ao passo que os meninos enviam metade desse número. O estudo é parte do Pew Internet & American Life Project, que pesquisa “o impacto social da internet, focando em tópicostaiscomo saúde, adolescência e banda larga”.

 

O estudo revela que o envio de mensagens hoje supera amplamentea frequência com que adolescentes optam por outras formas de comunicação diária, incluindo ligação por telefone celular (39% adota esse meio diariamente), socialização face a face fora da escola (35%), mensagens via redes sociais (29%), mensagens instantâneas (22%), ligações por telefeno fixo (19%) e emails (6%).
O estudo também afirma que 14% dos adolescentes entrevistados conversam diariamente com seus amigos por telefone fixo, contra 30% em 2009.  O número de adolescente que afirma nunca usar um telefone fixo para conversar com seus amigos é mais de 31%, provavelmente porquecerca de 77% dos adolescentes agora têm telefone celular, dos quais mais de 33% são smartphones.

 

A tecnologia está avançando tão rapidamente queas diferentes categorias que definem esses meios de comunicação estão se confundindo, o que nos leva a imaginar se o Centro de Pesquisas Pew será capaz de seguir conduzindo esses estudos nos próximos anos sem reestruturá-los.  O serviço de iMessage, da Apple, envia mensagens de texto a outros usuários que ignoram os servidores de SMS da companhia de telefone. Como no Google, a sobreposição entre chat, e-mail e mensagens do Google+, é substancial. Já no Facebook, não há diferença entre e-mail e chat.

Porém, no curto prazo, as conclusões da Pew certamente irão esquentar ainda mais a discussão sobre dispositivos móveis.

*O artigo foi originalmente publicado na IEEE Spectrum em Março de 2012.

**IEEE, maior organização técnico-profissional do mundo, dedica-se ao desenvolvimento da tecnologia para o benefício da humanidade. Por meio de suas publicações, usadas amplamente como referência, conferências, padrões tecnológicos, e atividades profissionais e educacionais, IEEE é uma fonte confiável em várias especialidades, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações a engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em http://www.ieee.org.

***As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação

 

 

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

6 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

7 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

8 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

8 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

9 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

10 horas ago