Notícias

Após 4 dias de queda, Americanas retoma acesso a e-commerces

Os principais sites e aplicativos de e-commerce da Americanas S.A. – incluindo Submarino, Americanas.com.br e Shoptime – começaram a ter seu acesso restabelecido nessa quarta-feira (23) após quase quatro dias enfrentando problemas. A empresa foi alvo de um ataque hacker no sábado (19), e o acesso dos consumidores aos portais de compras foi interrompido “proativamente”.

Em comunicado enviado na manhã de quarta-feira à imprensa, a Americanas S.A. informou que está “restabelecendo gradualmente e com segurança” os ambientes de e-commerce suspensos “em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro”. Segundo a empresa, não há evidência de comprometimento das bases de dados.

O comunicado também diz que a empresa continua mobilizando equipes de segurança e que a retomada de todos os serviços será “integral no mais curto espaço de tempo”. A empresa não forneceu, no entanto, nenhum cronograma com relação a que serviços serão restabelecidos primeiro, nem informou o tipo de ataque de que foi alvo.

Histórico do ataque

Submarino e Americanas.com.br saíram do ar no sábado (19), e depois novamente na noite de domingo (20), enquanto o Shoptime ficou indisponível na manhã de segunda-feira (21). Os três portais exibem mensagens de alerta aos consumidores informando que, “por questões de segurança”, o acesso estava suspenso.

Segundo a Americanas, as lojas físicas da rede não foram afetadas e funcionaram normalmente. Nas redes sociais, no entanto, a empresa admitiu a possiblidade de haver atrasos na entrega dos pedidos feitos pelos e-commerces antes do incidente.

Miguel Gutierrez, diretor de relações com investidores da empresa, disse em fato relevante enviado à CVM que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”. Isso não impediu o Procon-SP de notificar a Americanas na segunda, pedindo explicações sobre os problemas nos sites e o tipo de ataque sofrido, entre outros pontos.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

4 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

4 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

5 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

6 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

7 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

8 horas ago