Aplicativo do CPqD facilita o uso de smartphones por idosos

O CPqD acaba de colocar na loja de aplicativos do Google os dois primeiros resultados do projeto AVISA – Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia, que vem desenvolvendo com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque (touchscreen) por idosos, pessoas com baixo letramento, cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar.

Uma das novidades disponíveis é o CPqD Facilita, aplicação que tem como foco pessoas idosas ou com dificuldade em lidar com tecnologia. A outra é o CPqD Alcance+, nova versão do aplicativo destinado a pessoas com deficiências visuais, que já atingiu 34 mil downloads na loja do Google.

CPqD Facilita

“A padronização da tela do smartphone, que passa a ser dividida em grandes áreas, com letras e ícones fáceis de enxergar, é um dos destaques do CPqD Facilita”, afirma Claudinei Martins, pesquisador do CPqD que está coordenando o projeto AVISA.

Segundo ele, o aplicativo oferece ao usuário a possibilidade de configurar o tamanho das letras exibidas na tela, bem como de utilizar o recurso de síntese de fala para ouvir as funções e avisos (por exemplo, sobre carga da bateria, mensagens recebidas, disponibilidade de rede sem fio etc).

“O CPqD Facilita ‘fala’ a função, na medida em que o usuário desliza seu dedo sobre a tela”, explica Martins. Esse recurso também pode ser utilizado para, se o usuário preferir, ouvir diversos conteúdos – como e-mails, notícias e previsão do tempo. Outra facilidade está na navegação pelas páginas no menu: basta deslizar o dedo da esquerda para a direita da tela (ou vice-versa), como se estivesse folheando um livro.

CPqD Alcance+

Já o CPqD Alcance+ é uma atualização tecnológica do aplicativo lançado em 2013, com foco em pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar. Destinada a smartphones com sistema operacional Android 5.0 (ou superior), a nova versão tem como destaque o recurso de envio e recebimento de e-mails com leitura do conteúdo por meio de síntese de fala. Além disso, agora o usuário pode escolher o tipo de voz para ouvir suas mensagens e informações: masculina ou feminina.

Para quem tem smartphones com versões mais antigas do Android, o CPqD Alcance continua disponível para download na Play Store. Todos os aplicativos do CPqD podem ser baixados gratuitamente na loja do Google.

Recent Posts

KPMG: 3 desafios (e oportunidades) de cibersegurança para empresas de TI, mídia e telecom

A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para…

12 minutos ago

Amazon e Austrália investirão US$ 1,3 bilhão em infraestrutura de dados confidenciais

A Amazon e o governo australiano anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver um avançado sistema…

1 hora ago

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

2 horas ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

3 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

4 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

19 horas ago