Notícias

Ânima Educação firma parceria com CI&T para acelerar transformação digital

A transformação digital já é realidade nos mais diversos setores, e a educação é uma das áreas que mais vem se beneficiando da nova realidade. Uma das instituições de ensino que está apostando na digitalização é a Ânima Educação. A companhia firmou uma parceria com a CI&T para a criação de um projeto de transformação digital. Nele, todos os processos de negócios da Ânima Educação foram observados.

“Em nossa jornada de transformação digital, precisávamos reestruturar o modelo de relacionamento da Ânima Educação para torná-lo centrado no aluno, mais escalável e resiliente, aprimorando autosserviços e automatizando processos que demandavam interações entre nossas áreas”, explica Patricia Fumagalli, diretora da Ânima Digital. “Precisávamos levar a boa experiência vivida em sala de aula para nossos meios de relacionamento via serviços administrativos desburocratizados, intuitivos, rápidos e alinhados com as expectativas dos alunos.”

O Programa de Transformação Lean Digital da Ânima tem como base quatro pilares:

  • Simplificação e otimização de processos;
  • Geração de valor para o aluno;
  • Redução da interdependência das equipes;
  • Foco nas necessidades dos colaboradores que utilizam a plataforma de relacionamento da instituição com os estudantes.

A jornada de transformação digital da organização foi iniciada pela rematrícula, uma das operações mais impactadas pelo projeto. Agora, a plataforma digital de rematrícula permite maior agilidade e assertividade, reduzindo o tempo necessário para o processo de 30 dias para 8 dias. Outras opções da solução incluem autosserviços para obtenção de documentos via digital, pagamentos e entregas.

“Depois dos impactos gerados na rematrícula de alunos da instituição, iniciamos um processo de escala, ampliando o número dos times multidisciplinares (squads) para atuação em outras frentes de negócio da Ânima. Nessa linha, desenvolvemos um produto para criação de campanhas”, observa Mauro Scatena, gerente sênior da CI&T. “Neste caso, o ganho foi a redução de 99% no lead time do processo de criação de campanhas comerciais, permitindo respostas rápidas da instituição e maximização da captação de alunos. Aproximadamente 59% dos alunos matriculados no ciclo 2019 são provenientes de campanhas criadas na nova plataforma digital, evitando trabalhos manuais e burocráticos para efetivação de matrículas.”

Hoje, as equipes da Ânima Educação estão trabalhando em conjunto com profissionais da CI&T para o desenvolvimento de uma cultura baseada em dados.

“Algumas pessoas têm uma noção negativa a respeito do impacto tecnológico na educação, como se causasse uma precarização do ensino ou um distanciamento do ‘humano’. A transformação digital, na verdade, oferece um leque de possibilidades que empoderam a educação para que ela seja mais efetiva e inclusiva. Afinal, sabemos que quanto mais a tecnologia se torna protagonista, mais o fator humano importa”, completa Cesar Gon, co-fundador e CEO da CI&T.

 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

6 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

6 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

7 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

8 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

9 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

10 horas ago