Categories: Notícias

Android: programas gratuitos de antivírus não funcionam

Um relatório da AV-Test, uma empresa de teste de software da Alemanha, afirmou que os produtos antivírus gratuitos para o Android não funcionam corretamente. No laboratório de testes, muitos não encontram nem um único arquivo de malware no processo de escaneamento.

A AV-Test testou sete produtos gratuitos Creative Apps Antivirus Free, GuardX Antivirus, Kinetoo Malware Scan, LabMSF Antivirus beta, Privateer Lite e Zoner AntiVirus Free. Comparados com os dois produtos AV à venda, do Android – , F-Secure Mobile Security e Kaspersky Mobile Security – os produtos gratuitos falharam enormemente.

Os produtos tiveram grande diferença na capacidade de escaneamento. Alguns conseguiam somente escanear arquivos armazenados e não em cartões SD. Isso não é necessariamente um problema, porque o código não pode ser executado diretamente de um arquivo removível. Nas estatísticas de escaneamento, 83 pacotes de instalação Android (APK) e 89 binários Dalvinik (DEX), nenhum deles com mais de cinco meses de idade, somente o Zoner AntiVirus Free achou mais de 10% de malware ? 32%, para ser específico. Quatro dos produtos não acharam nada. O Zoner teve um desempenho melhor na detecção de malware no momento da instalação, descobrindo 80% deles ? 8 a cada 10. Três dos outros seis produtos descobriram 10% – ou 1 a cada 10 ? e os outros três não descobriram nada. O F-Secure e a Kaspersky descobriram todas as ameaças.

Alguns desses produtos são extremamente populares. Alguns deles, como o Creative Apps Antivirus Free, têm milhões de instalações. Muitos dos antivírus gratuitos para PCs têm uma boa reputação e protegem bem, mas eles vêm de empresas de AV estabelecidas, que distribuem a versão gratuita para vender a versão paga com recursos extras. Os produtos AV do Android não possuem essa vantagem.

 

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini

 

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

17 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

19 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

19 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

19 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

20 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

23 horas ago