Categories: Notícias

Analytics: comece pequeno e depois amplie, aconselha IBM

Até pouco tempo, analytics era um conceito pouco compreendido. Como usar, de que forma e como é possível aprimorar os negócios por meio da tecnologia eram dúvidas constantes das empresas. Ao que tudo indica, agora, as companhias já avançaram para o estágio de tangibilizar seu potencial.

Esse mercado é enorme e as possibilidades de agregar valor aos negócios são infinitas. Segundo a IBM, a demanda global por dados e soluções e serviços de analytics está estimada em US$ 287 bilhões até 2017.

Dados da IBM apontam ainda que Big data e Analytics continuam a ser a fonte de enorme oportunidade em todos os setores. Diariamente são criados 4,5 quintilhões de bytes de dados a partir de uma variedade de fontes de informação. A projeção é de que em 2015 haverá 1 trilhão de dispositivos conectados no mundo gerando cerca de 2,5 bilhões de gigabytes de dados, sendo que 80% dessas informações não estruturadas (áudio, vídeo e tweets) são novas áreas para insights.

“Antes, víamos projetos grandes que não tinham business case estruturado, sem provas de conceito, mas agora com orçamentos apertados, a TI precisa ser mais cautelosa e criar um caso de negócio efetivo”, observa o líder de Big Data e Analytics da IBM Brasil, Sérgio Fortuna.

Segundo ele, isso acontecia porque o mercado passou por anos de otimismo econômico e as provas de conceito ficaram esquecidas. “Mas hoje o cenário é diferente e é preciso ser mais cauteloso nos investimentos”, observa, completando que por isso iniciou-se agora uma fase de prova de conceito para garantir mais assertividade em projetos na área.

Na visão do executivo, agora que o mercado já compreende o conceito e a aplicabilidade de analytics a recomendação é que as companhias comecem pequeno com as iniciativas na área e depois ampliem, conforme as necessidades dos negócios. “Essa abordagem é mais simples e promove mais resultados para o cliente”, garante.

Para ajudar organizações em todo mundo a fortalecer a estratégia de análises, a IBM adotou uma série de melhorias. Segundo Fortuna, a Big Blue estabeleceu um amplo portfólio de soluções de análise, negócios e experiência no setor. Isso inclui quase 9 mil consultores dedicados ao desenvolvimento de soluções de análise e otimização dos negócios e 400 pesquisadores em todo o mundo. Além disso, a fabricante gera centenas de patentes por ano em análise, e continua a expandir seu ecossistema, que consiste em mais de 27 mil parceiros de negócios IBM.

Como resultado, a IBM passou a ter nove centros de soluções de analytics no mundo e colabora com mais de 1 mil organizações acadêmicas para avançar as pesquisas e conhecimentos de estudantes para a carreira de Big Data. Um terço dos investimentos da IBM Research é focado em Big Data, Analytics e computação cognitiva. Como resultado desse investimento, a receita da IBM em Analytics em 2014 foi de US$ 17 bilhões, aumento de 7% em relação ao ano anterior.

Segundo ele, no Brasil, setores como o industrial, o financeiro e o varejo já estão enxergam os benefícios da tecnologia e adotando estratégias de Analytics nos negócios. “As startups também já nascem com seu DNA voltado para análises”, reflete, concluindo que em tempos de instabilidade quem consegue entender padrões e melhor o comportamento dos clientes e do mercado sai à frente da concorrência.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

10 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

11 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

12 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

13 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

14 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

15 horas ago