Categories: Notícias

Alibaba lança serviço de compra segura para ajudar PMEs brasileiras

Apesar de as compras on-line internacionais permitirem o acesso a uma variedade maior de produtos a preços mais competitivos, algumas empresas (especialmente as pequenas e médias) ainda relutam em fazer negócios fora do seu país de origem, devido a questões relacionadas à segurança dos pagamentos ou à qualidade dos produtos.

De olho nos clientes corporativos brasileiros, o e-commerce chinês Alibaba.com anunciou nessa quinta-feira (21/5) o lançamento da versão em português do Compra Segura. A ferramenta é gratuita e tem como objetivo criar uma relação de confiança no comércio com fornecedores chineses.

A ideia é que os clientes tenham a garantia de que os comerciantes irão cumprir com as regras propostas no contrato e, em caso negativo, os primeiros poderão ser ressarcidos – o Alibaba reembolsará 100% do valor combinado entre comprador e fornecedor caso o pedido não seja enviado no prazo estipulado no contrato, e/ou caso os produtos não correspondam aos requisitos de qualidade descritos no momento da venda.

“O estabelecimento de uma relação de confiança sempre foi um grande desafio para o comércio internacional. O Compra Segura é um instrumento baseado em bancos de dados que ajudará compradores e fornecedores a construir essa confiança. Por meio do que nós chamamos de big data insights, nós conseguimos avaliar a experiência e a competência dos fornecedores e assim, atribuir um valor de Compra Segura a cada um”, afirmou Wu Min Zhi, vice-presidente sênior do Grupo Alibaba.

“Um pedido atrasado ou que não corresponda às expectativas de qualidade pode afetar até mesmo pequenos investimentos em estoque, no caso de uma empresa pequena. Nós temos um compromisso com estas companhias e com muitas outras que acabam não se beneficiando das vantagens do comércio internacional devido a questões relacionadas à qualidade dos produtos ou à segurança dos pagamentos”, reforça Wu.

Em sua fase inicial de implantação, o Compra Segura somente cobrirá pagamentos feitos via transferência bancária (T/T). Futuramente, essa cobertura será estendida a outras formas de pagamento.

Se o comprador fizer um depósito ou pagamento antecipado e o fornecedor não enviar o produto dentro do prazo estipulado ou se a qualidade do produto não estiver de acordo com os requisitos estipulados no contrato de compra, o dinheiro do comprador estará protegido.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

12 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

13 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

14 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

15 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

16 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

17 horas ago