Categories: Notícias

Adobe terá novo programa de canais em 2012

A Adobe espera lançar, em abril de 2012, um novo programa de canais para o Brasil, focado na nova compreensão de mercado da companhia, que visa duas grandes áreas de atuação: mídia digital e marketing digital.

?A parte de mídia é um negócio tradicional, onde a grande mudança em estratégia é, em termos de canal, na forma de licenciamento e entrada de ofertas digitais. Na área de marketing vamos procurar por parceiros além dos serviços, que visem consultoria e comunicação acima de tudo?, contou Fabio Sambugaro, country manager da Adobe Brasil. ?Isso não descarta nenhum tipo de parceiro que já temos, pois todos são essenciais. Apenas vamos focar uma nova proposta voltada para as novas soluções?, explicou.

O programa que será rodado no próximo ano foi testado durante 2011, tendo, segundo o executivo, grande aceitação pelos parceiros que participaram do processo de teste. ?Queremos mostrar ao canal que estamos cada vez mais comprometidos. Eles (parceiros que testaram o programa) estão felizes e satisfeitos, pois se trata de um programa de primeira linha?, disse.

Durante o papo com o country manager, ele informou, também, que desde junho deste ano a Adobe está comercializando licenças no formato aluguel, e que pretende fazer com que essa modalidade se torne metade do faturamento da empresa nos próximos anos. ?Hoje é uma parcela insignificante, pois 99% da receita é advinda do modelo tradicional. Mas vamos desenvolver o formato e trabalhar com os canais de forma mais forte?, comentou Fabio.

Perfil de canal

Além do claro foco em canais que estejam um passo a frente da prestação de serviços, a Adobe vai atrás de consultorias e agências de marketing. ?Temos parceiros alvos e muitos deles estão chegando devido às aquisições da Adobe nos últimos tempos?, contou o gerente de canais da fabricante, Felipe Podolano.

Uma das provas desse foco foi a nomeação da Stefanini para desenvolver projetos de integração de ofertas, tanto para a visão de mídia quanto a de marketing da Adobe. ?É uma parceira muito importante para nós, pois ela será a responsável, assim como nossos outros distribuidores, a compreender nossa proposta e identificar um novo perfil de canais?, explicou. Além da Stefanini, Officer e PARS, além de parceiros estratégicos como as agências Arizona e 24/7.

Apenas em 2011, a Adobe cresceu em 40% em revendas gerenciadas, saindo de 22 em 2010, para 32 este ano, além de ter saltado em número geral de revendas, com mais de 1 mil parceiros. Aliás, os parceiros gerenciados são os canais com plano de negócios específicos, comprometimento com cota e time dedicado (não exclusivo), além de ter toda a capacitação em certificados da companhia, de acordo com o diretor de canais da Adobe, Felipe Podolano.

Fabio Sambugaro não adiantou como será a forma de negócios com os canais ? como margens de atuação e programas de certificação -, mas afirmou que se trata de uma visão global, porém ?tropicalizado?, onde a oferta será ajustada com a realidade de consumo do mercado brasileiro, ?o que é uma grande vantagem por podemos moldar algo real para os parceiros, uma vez que atuamos 100% via canal no Brasil e América Latina?.

A empresa espera ampliar os negócios em segmentos como Governo, Educação e Varejo (comércio).

Ofertas regionalizadas

O programa focará a regionalização da oferta e parceiros. ?Temos uma excelente participação em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Porto Alegre e Minas Gerais. Queremos consolidar nossos negócios nessas regiões e ampliar a oferta, pois vemos gargalos nessas localidades, mas, principalmente no Sul e Nordeste?, contou o country manager.

?Hoje em dia temos uma concentração muito grande de negócios em São Paulo (60%), então temos a necessidade de sair e buscar novas regiões. Começamos alguns trabalhos de regionalização, levando a mensagem da Adobe para o interior de SP, Uberlândia, Recife, Salvador e Florianópolis, por exemplo?, contou Felipe Podolano.

Cenário

Este ano seria melhor para a Adobe no Páis se as grandes crises mundiais não tivessem atingido em cheio os negócios da companhia em solo brasileiro. De acordo com Fábio Sambugaro, country manager da companhia, o primeiro semestre apresentou crescimento ode 31%, mas o segundo semestre ?não acompanhará o mesmo ritmo?. ?Não significa queda, mas sim um crescimento menor do que o esperado, algo que pode-se notar em todos os fabricantes ao redor do mundo?, afirmou.

Além disso, o executivo informou que a equipe brasileira da Adobe crescerá no próximo ano. ?Vamos expandir o escritório por aqui, além de ter duas novas contratações já focadas nos negócios com mídia digital?, informou Fabio.

 

Recent Posts

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

1 hora ago

Zero Trust não é sobre autenticação, é sobre decisão em tempo real

por Bruno Paiuca Dentro da jornada de digitalização dos ecossistemas de segurança, a validação e…

2 horas ago

Alphabet quer levantar US$ 80 bi para financiar infraestrutura de IA

A Alphabet, controladora do Google, planeja levantar US$ 80 bilhões por meio da venda de…

2 horas ago

Sberbank oferece IA soberana a países do Sul Global

O Sberbank, maior banco da Rússia, está oferecendo modelos de inteligência artificial (IA) a países…

17 horas ago

Palo Alto registra alta na procura por segurança em IA

A Palo Alto Networks registrou forte aumento na procura de clientes por orientações sobre segurança…

18 horas ago

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários

O iFood confirmou nesta terça-feira (03) o vazamento de dados cadastrais de aproximadamente 1,2 milhão…

19 horas ago