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ABL Shopping investe em ERP na nuvem para acelerar negócios

O crescimento da classe média do País vem impulsionando negócios no segmento de shopping centers e exige mais velocidade da TI para suportar as operações de companhias que exploram o setor. Foi para aproveitar oportunidades nessa área e tomar decisões rápidas que a ABL Shopping, especializada no planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração desses empreendimentos, decidiu investir em um sistema de gestão empresarial (ERP) na nuvem. A adoção dessa tecnologia, pelo modelo SaaS (software como serviço), reduziu custos e tempo da implementação do projeto.

Sediada no Rio de Janeiro, ABL Shopping conta com mais de 35 empreendimentos em 14 estados no País e tem um plano agressivo para expansão dos negócios. Um planejamento da empresa, traçado para um horizonte de sete anos, com investimentos de R$ 1 bilhão, prevê o desenvolvimento de sete shopping centers até 2015. A TI é considerada uma grande aliada para a gestão desses empreendimentos. 

Leonardo Souza, gerente de TI da ABL Shopping, conta que a companhia tinha um projeto para implementação do ERP da Totvs pelo sistema tradicional. “Chegamos a colocá-lo em produção, mas constatamos que era um pouco pesado e pouco flexível. É um sistema bom, mas que não se adaptou às nossas necessidades”, explica o executivo.

Avaliações internas apontaram para a adoção de um ERP na nuvem, que era mais barato e encurtava o tempo de implementação do projeto. A tecnologia escolhida foi a suíte da empresa brasileira Matera Systems, que é hospedado na cloud da Amazon Web Services (AWS). O projeto foi concluído em novembro de 2013, com funcionamento inicialmente na holding. Há planos de expansão para outras unidades de negócios. 

Em comparação com o ERP tradicional, Souza calcula que o sistema em nuvem custa um terço do valor do projeto. No modelo convencional, ele precisaria pelo menos de dois analistas de sistemas, mão de obra que não é necessária com a aplicação SaaS. 

Outro benefício apontado pelo executivo é o ganho de tempo na implementação. O projeto do ERP tradicional levaria de 3 a 4 meses para ser concluído, enquanto que o prazo para o modelo em nuvem caiu para 2 meses. “Ganhamos um mês nesse processo”, comemora Souza. 

“A velocidade de implantação, a flexibilidade operacional para os processos internos e a necessidade de agilizarmos o nosso sistema para tornar a administração mais simples e eficaz, foram pontos determinantes para aderirmos ao cloud”, complementa Rafael Pesce, CFO da ABL Shopping.

ERP em nuvem

Estudos do Gartner apontam que a adoção de ERPs na nuvem é uma forte tendência, com questionamento dos CIOs sobre os pacotes de gestão empresarial monolíticos. Relatórios da consultoria estimam que em 2018 pelo menos 30% das companhias ao redor do mundo estarão processando esses sistemas na cloud. 

O Gartner também prevê que conceito de uma única suíte de ERP, que atende todas as necessidades de uma empresa está morto. Esses pacotes devem ser substituídos por uma abordagem de ERP híbrido que combina soluções em nuvem com as do core, que rodam internamente. Esse modelo, de acordo com o instituto de pesquisa, deverá ser uma norma dentro de cinco anos.

O CEO da Matera Systems, Carlos Augusto Leite Netto, aposta no negócio de ERP em nuvem. A companhia está explorando esse mercado com suítes para os segmentos de serviços, finanças e saúde em parceria com a AWS. 

Segundo o executivo, mais de oito empresas estão adotando a solução da Matera, apresentada ao mercado em 2013. São clientes de grande e médio porte, que optaram pelo modelo SaaS para reduzir custos e ter mais elasticidade. Ele menciona que um pacote básico sai por R$ 150 por mês, para uma quantidade mínima de 10 dez usuários. 

Leite Netto garante que o modo de armazenamento de informações que a companhia oferece proporciona confidencialidade dos dados e confiabilidade do acesso no processamento do ERP em nuvem.

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