Categories: Notícias

ABES remove 28 mil softwares piratas no primeiro semestre

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) retirou do ar mais de 28 mil itens entre anúncios em sites de leilão, websites e links que davam acesso a downloads ilegais de software no primeiro semestre do ano. A iniciativa faz parte da ação de Monitoramento da Internet, realizada pela associação há dez anos.
Nos seis primeiros meses do ano, foram contabilizados 18.297 links removidos, um crescimento de 39,13%, em relação ao ano passado. Em abril, foi registrado o maior volume excluído, mais com de 4,2 mil links. Os sites de leilão ganham projeção, com 9.160 anúncios, um salto de 30,9% em relação ao total eliminado no mesmo período de 2013.

Nesse cenário, novas tecnologias como a computação em nuvem contribuem para redução da pirataria. “A pirataria no Brasil já mudou muito nos últimos anos, na década de 1980 mais de 90% dos softwares eram piratas. Atualmente, os brasileiros estão mais conscientes sobre os riscos de usar programas ilegais. Esse fato aliado a novas opções de licenciamento, como o serviço de software como serviço, tem contribuído para reduzir esse índice cada vez mais”, destaca o presidente da ABES, Jorge Sukarie.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

2 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

3 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

4 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

4 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

6 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

6 horas ago