Notícias

Abertura de empresas de tecnologia cresceu 210% em 2020

Durante 2020 nasceram no Brasil mais de 35 mil startups e empresas de tecnologia, aumento de 210% em relação a 2011. Na última década, foram registrados 176.482 novos negócios na área de TI. É o que revela um levantamento da DataHub divulgado essa semana.

De acordo com o estudo, nos últimos dez anos também houve aumento do número de polos tecnológicos no Brasil. Desde janeiro de 2011, a região que mais registrou abertura de empresas e startups foi a Sudeste, com 107.499 novas instituições. Na sequência, aparecem o Sul (29.582), o Nordeste (19.626), Centro-Oeste (13.152) e Norte (5.856).

Leia também: Estudo: brasileiros estão insatisfeitos com autoatendimentos de SAC

O estado de São Paulo concentrou 75,25% do total de aberturas no período. Só na capital, foram registradas 44.326 novas empresas de tecnologia. Esses números colocam a maior cidade da América Latina como ponto inicial para o crescimento da indústria. Outras cidades que mais tiveram novos negócios no segmento foram Rio de Janeiro (8.783), Curitiba (6.879), Belo Horizonte (5.705) e Brasília (5.464), respectivamente.

Geração de oportunidades

A pesquisa também mostra a geração de empregos no setor. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2020, foram criadas mais de 520 mil posições com carteira assinada no país. O Sudeste foi a região que mais registrou novos empregos, com um total de 292.966. A com menos oportunidades foi a Norte, com 24.661 novas vagas.

Os dados desse levantamento foram colhidos de 300 bancos de dados públicos. Para o levantamento de empresas e startups de tecnologia que abriram no Brasil nos últimos 10 anos, foram consideradas as Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) ativas, e ligadas a tecnologia.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

10 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

10 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

11 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

12 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

13 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

14 horas ago