Categories: Notícias

A batalha dos antivírus – confrontando 9 soluções de mercado!

Já fazia um bom tempo que queria fazer um teste destes. Afinal antivírus é algo que todos precisamos em todo momento. Eu precisava escolher um lote justo e correto de programas para serem avaliados. Os programas eleitos atenderam a critérios bem definidos: versão nova ou com não mais de 6 meses; programas comerciais (pagos), com exceção do Microsoft Security Essentials pois este foi usado como “balizador” do teste; ter presença relevante no mercado e comprovada qualidade técnica. Os produtos foram recebidos no final do ano passado e o teste aconteceu em seguida. Assim nove antivírus foram testados. Poderiam ser mais? Sem dúvida, mas estes foram os que atenderam aos critérios propostos e que estavam disponíveis nesta ocasião (fornecidos pelos fabricantes). Se for citado nos comentários o fato de um ou outro (justo aquele que você usa) não estar no teste não aceitarei como crítica e sim como sugestão para um próximo teste.

Cada um dos programas têm recursos “extras” (alguns mais, alguns menos) dos mais diversos. O foco deste teste não foi confrontar este amplo espectro de recursos de cada em um, mas sim sua função específica de proteção. Assim apenas a dimensão eficácia na proteção contra ameaças foi avaliada: detecção contra programas, intrusão, anexos e sites maliciosos. Outro aspecto muito importante também foi considerado: o “peso” da solução. Ou seja, o quanto o PC fica mais lento pelo fato de usar cada um dos programas.

Cabe ressaltar que resultados obtidos refletem uma “fotografia” dos produtos como eles se comportaram frente às ameaças no final de 2010 e começo de 2011. Isso tudo é muito dinâmico. Os produtos mudam. As ameaças mais ainda. Novas vacinas (definições de vírus) e atualizações dos próprios produtos podem mudar estes resultados. Por isso que avaliar soluções de segurança é tão complicado. Em relação às ameaças, ao longo do teste diversos sites escolhidos, com programas maliciosos saíram do ar e tantos outros surgiram. Por isso tive que refazer os testes confrontando programas contra ameaças diversas vezes até conseguir a mesma base estável de comparação para todos os produtos. Trabalhoso, mas divertido!

Também convém ressaltar e imensa qualidade de todos os produtos testados. Cada um deles traz soluções criativas e inovadoras. Algumas parecidas entre si, outras únicas de cada programa. Quisera pude explorar todos os recursos adicionais destes produtos e contar em detalhes… Mas o teste não ficaria pronto antes do meio do ano!!

Page: 1 2 3 4 5

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

40 minutos ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

1 hora ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

2 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

2 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

3 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

4 horas ago