Categories: Notícias

70% dos líderes de TI planejam ampliar investimentos em transformação digital

Atualmente, 40% dos líderes de TI no Brasil direcionam cerca de 20% dos seu budget em iniciativas com foco em transformação digital. Nos próximos três anos, o número de altos executivos que farão o mesmo irá chegar a 71%, de acordo com pesquisa realizada pela Freeform Dynamics em parceria com a CA Technologies.

Para Laércio Albuquerque, presidente da CA Technologies para a América Latina, as empresas perceberam que investir mais pode significar a sobrevivência na companhia do futuro. “Isso porque cada 1% a mais gasto por uma empresa com este tipo de tecnologia se transforma, em 2 anos, em crescimento de 7% no lucro da organização”, disse.
Com esse maior investimento em iniciativas de transformação digital, a principal expectativa par 44% dos entrevistados é abrir novos mercados. Outros desejos expressados pelos entrevistados foram ampliar produtividade (44%) e aumentar a satisfação de seu consumidor (43%). “Além disso, em um mercado tão novo quanto o Brasil, o investimento em soluções como aplicativos se torna uma diferenciação competitiva importante”, afirma Albuquerque.

Para 60% dos executivos no País, a transformação digital é vista como um agente que impacta em toda as áreas da empresa – número acima da média global de 55%. No entanto, apesar de impactar o negócio das empresas como um todo, a decisão pela adoção de iniciativas nessa área ainda está concentrada prioritariamente nas mãos dos CEOs (29%) e dos CIOs (37%).
Na média global, os setores que mais valorizam a transformação digital como um programa estratégico são as empresas de telecomunicações (66%) e de serviços financeiros (65%). Por outro lado, os segmentos menos aderentes à tendência são de bens de consumo (48%) e saúde (47%).

Os resultados da pesquisa também estimularam o desenvolvimento de um Índex de Eficácia Digital (DEI), uma ferramenta de medição desenvolvida em parceria com a Freeform Dynamics, usada para mapear um grupo de organizações de alto desempenho que a empresa chamou de disruptores digitais (14% dos entrevistados).

O perfil dos tais disruptores digitais consistem na capacidade de identificar rapidamente benefícios de negócios ao adotar uma estratégia de transformação digital, incluindo aumento na receita e margens maiores de lucro – pontos que podem chegar a até duas vezes mais do que a média.
“Embora já existam empresas de sucesso que se tornaram disruptores digitais, organizações tradicionais simplesmente não podem mais continuar dependendo de seu status quo e devem passar por uma mudança significativa para se integrar digitalmente em todos os aspectos de seus negócios”, afirma Justin Vaughan-Brown, líder global de transformação digital e corporate marketing na CA Technologies.
A pesquisa identificou um conjunto de traços e comportamentos comuns aos disruptores digitais e que podem ser replicados por companhias que desejam crescer na Economia dos Aplicativos. São eles:
– Software-driven: disruptores digitais foram 3,5 vezes mais rápidos para identificar a importância de sua empresa ser orientada para o software do que companhias mainstream (60% vs 17%);
– Advogados do mundo Ágil: disruptores estiveram 2,5 vezes mais propensos a utilizar plenamente o desenvolvimento ágil (77% vs 31%), e 2,5 vezes mais propensos a adotar estratégias DevOps (70% vs 28%);
– Aberto a APIs: o estudo descobriu que os líderes eram 2 vezes mais propensos a alavancar APIs para desenvolvimento interno (68% vs 34%), e 2,8 vezes mais propensos a usar APIs para permitir o desenvolvimento de aplicativos de terceiros (66% vs 24%).

Para realizar o levantamento foram entrevistados 1,4 mil executivos de TI e negócios ao redor do globo, incluindo brasileiros.

Recent Posts

SpaceX planeja 120 lançamentos anuais na Flórida, preocupando as concorrentes

A SpaceX, liderada por Elon Musk, está planejando lançar seu foguete Starship até 120 vezes…

40 minutos ago

Criptomoedas: Silvergate Bank é acusada de fraude bilionária por agência reguladora dos EUA

O Silvergate Bank está no centro de um escândalo financeiro após a Comissão de Valores…

2 horas ago

5 dicas para usar de forma efetiva a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi considerada a palavra do ano de 2023 pelo dicionário inglês…

3 horas ago

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

19 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

19 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

20 horas ago