7 recomendações para ser bem-sucedido na transformação digital

Transformação digital certamente foi a palavra mais citada pelos executivos de tecnologia nos últimos 18 meses. Uma demanda iminente do mercado, que vê muitas companhias desaparecendo por não entenderem os sinais dos novos tempos. A verdade, no entanto, é que nem todas as organizações conquistaram o status de transformadas.

Falando em apresentação durante o IT Forum Latam, realizado pela IT Mídia, em Miami (EUA), de 7 a 10 de junho, Manuel Velarde, vice-presidente de Operações e TI do Banco Cencosud no Peru, afirmou que apesar do nome, a transformação já acontece (ou deveria) nas organizações. Contudo, em sua visão, existem quatro principais gargalos que impedem que companhias avancem em suas estratégias. Acompanhe abaixo.

Gap 1: o CEO X o CIO

“Em algumas companhias, existe uma lacuna gigantesca entre esses dois profissionais. Muitas vezes, os CEOs acreditam mais em amigos ou vizinhos do que em seus próprios CIOs”, comentou ele.

Gap 2: capacidade da empresa X o que cliente quer

Nesse contexto, relatou Velarde, é preciso ir à campo. Nem sempre a empresa desenha produtos e serviços dos quais os clientes precisam ou querem. Isso é um grande erro. De nada adianta contar com a melhor tecnologia, se o olhar voltado para o cliente não existir.

Gap 3: segmentos x nichos

O mundo mudou e já não se fala mais em mercado local ou global, mas em nichos. “Já há, por exemplo, produtos apenas para mulheres. Não é mais segmentação, é um nicho. É preciso encontrar necessidades de grupos”, alertou ele.

Gap 4: visão mensal x visão de longo prazo

Muitas empresas, lembrou o executivo, atuam por mês ou por trimestre, atendendo às demandas dos acionistas. Mas e o longo prazo? É preciso pensar no que vai acontecer depois de um ano e até mesmo dez anos e como esse quadro afeta a companhia.

O que fazer, então?

Diante desse cenário, Velarde apresentou sete recomendações para superar os gargalos e efetivamente obter sucesso com a transformação digital. Confira abaixo.

  1. Envolver o CEO nas discussões de tecnologia. “Se ele não entende de tecnologia, explique”, ensinou. Essa relação próxima se dará por meio da confiança, capacitação e foco nos negócios.
  2. Investir em customer experience (CX, na sigla em inglês) para contar com uma estratégia verdadeiramente voltada ao cliente. “Entenda e escute os clientes internos e externos”, aconselhou.
  3. Conheça os nichos de mercados e identifique formas de explorá-los.
  4. Pense também no longo prazo5. Tenha uma equipe com a qual possa contar e que se preocupa com os detalhes
  5. Faça alianças com as áreas de negócios para agregar valor
  6. Inove não porque é uma obrigação, mas por paixão

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