Categories: CIONotícias

7 maneiras de criar um C-suite mais experiente em TI

Negócios são negócios e TI é TI e nunca os dois se encontrarão. Pelo menos é assim que muitas vezes parece quando um CIO tenta mostrar ao gerenciamento de negócios como uma iniciativa de tecnologia pode levar a benefícios tangíveis.

Ajudar os líderes de negócios corporativos, colegas de nível C e conselhos a entender o valor inerente às novas tecnologias complexas é um desafio que a maioria dos CIOs enfrenta de tempos em tempos. Em vez de se concentrar na tecnologia, os líderes de TI devem articular claramente o valor comercial gerado pelas soluções de tecnologia, diz Jagjeet Gill, Diretor da empresa de consultoria empresarial Deloitte Consulting.

“Um CIO (…) precisa colaborar com outros líderes funcionais em departamentos como vendas, finanças e operações para ajudar outros CXOs e o conselho a entender como diferentes soluções tecnológicas ajudam a impulsionar o crescimento e as diferenciações competitivas, abordar riscos emergentes e melhorar o desempenho operacional.” ele diz.

De acordo com Gill, pesquisas recentes indicam que os conselhos empresariais com experiência em tecnologia têm um desempenho melhor do que seus colegas menos experientes. Ele observa que, em média, as empresas com indivíduos com conhecimento em tecnologia em seus conselhos experimentam um crescimento de receita 5% maior em três anos e um desempenho de ações 8% melhor ano após ano.

Tornar-se um comunicador de negócios eficaz requer conhecimento, compromisso, paciência e uma quantidade significativa de prática. Aqui estão sete dicas para ajudá-lo a começar.

1. Fale como um líder de negócios

Falar a linguagem dos negócios e ter uma compreensão profunda das necessidades da empresa irá gerar credibilidade e, por extensão, confiança, diz Mike Tweedie, Líder de Pesquisa na Prática de CIO do Info-Tech Research Group. Quando os líderes de negócios começam a ver os chefes de tecnologia como verdadeiros parceiros, é mais provável que eles se envolvam, estejam abertos a mudanças e confiem que os resultados prometidos serão realizados, explica ele.

Os dias em que a alta administração via a TI como um centro de custo já se foram. “Hoje, a tecnologia deve ser percebida como parceira de negócios e agente de inovação”, diz Tweedie. “Espera-se que os líderes de TI sejam capazes de trabalhar perfeitamente em silos e sejam o facilitador de todas as linhas de negócios, acelerando ativamente experiências sem precedentes de usuários e clientes”.

Um CIO deve ser menos um educador e mais um guia, observa Tweedie. “Entender as necessidades do negócio – como o widget é feito, como ele gera valor, resultados esperados – é onde esse relacionamento floresce”.

2. Faça networking com seus colegas

Carter Busse, CIO do provedor de plataforma de automação inteligente Workato, enfatiza a importância da rede com colegas de gerenciamento. Cada interação oferece uma oportunidade de fazer perguntas, ouvir e compartilhar informações e insights. “Não temos um bebedouro neste mundo remoto, mas organizar reuniões quinzenais com meus colegas me ajuda a entender suas prioridades e me dá a oportunidade de comunicar conhecimentos importantes”, diz Busse. “Essas reuniões também ajudam a construir a confiança que é tão crucial para o sucesso como CIO”.

O conhecimento comunicado aos pares de gerenciamento deve estar alinhado com a missão básica da empresa. “Como CIOs, precisamos compartilhar nosso conhecimento do negócio primeiro, seguido de como as iniciativas de tecnologia em que nossa equipe está trabalhando estão alinhadas com a missão da empresa”, diz Busse. “É importante trabalhar em um nível compartilhado de entendimento primeiro para garantir que a mensagem chegue”.

3. Aconselhar e colaborar

Trabalhe com os principais executivos individualmente para construir o conhecimento e a confiança que eles precisarão para entender os atuais desafios e oportunidades de TI da empresa. “Em seguida, colabore para desenvolver um plano de ação”, aconselha Suneet Dua, Diretor de Crescimento de Produtos e Tecnologia da empresa de consultoria empresarial PwC.

Cada líder empresarial tem um relacionamento diferente com a tecnologia, bem como um nível diferente de conhecimento de TI. A criação de discussões personalizadas, específicas para a função da empresa e do líder, ajudará a desenvolver um C-suite mais experiente em tecnologia, o que pode levar a um suporte aprimorado e à adoção de soluções de TI propostas.

Antes de iniciar uma discussão técnica, é importante considerar a perspectiva do destinatário. Quais são os objetivos de seu departamento? Com o que eles se importam? Como a tecnologia ou problema se encaixará na estratégia de negócios mais ampla?

Dua acredita que é trabalho do CIO ajudar os líderes empresariais a conectar os pontos entre a TI e as prioridades de seus departamentos para atingir as metas de negócios de maneira melhor e mais eficiente. “Fornecer aos líderes de negócios KPIs e resultados esperados ajudará a fundamentar a necessidade de melhorias de TI e destacar os benefícios esperados, o que ajudará a promover a adoção”, explica ele.

Qualquer compartilhamento de conhecimento deve destacar como a TI cria valor para todo o negócio. “Por exemplo, uma discussão sobre automação deve enfatizar como ela reduz o trabalho mundano, permitindo que os funcionários trabalhem em outras tarefas e melhorem a produtividade geral”, diz Dua. “Os líderes devem sempre entender o ‘porquê’ por trás de uma determinada decisão ou proposta de tecnologia, uma vez que esse conhecimento mais profundo pode estimular o entusiasmo e, finalmente, obter uma adoção mais rápida”.

4. Apoiar a estratégia de negócios atual

O conhecimento compartilhado com os líderes corporativos deve incluir como a tecnologia está permitindo que a estratégia de negócios gere resultados em áreas como crescimento de receita, melhorias de margem e experiência do cliente. “Explique como o planejamento orçamentário proativo pode ajudar a prevenir riscos de negócios nas áreas de escalabilidade, confiabilidade e desempenho”, aconselha Gill, da Deloitte.

As explicações de um CIO sobre soluções de tecnologia devem incluir exemplos de casos de como recursos e funcionalidades permitem processos de negócios, bem como descrever KPIs operacionais de negócios que podem ser aprimorados por soluções de TI, diz Gill.

5. Incentive a curiosidade e abrace a influência

Como a tecnologia desempenha um papel tão importante nas empresas de hoje, os CIOs devem incentivar ativamente os executivos a estarem abertos para adquirir conhecimento de TI. “Do jeito que está agora, muitos líderes empresariais não estão realmente comprometidos em entender a perspectiva do CIO ou tópicos focados em tecnologia”, diz Helena Nimmo, CIO da empresa de desenvolvimento de software Endava.

Os CIOs começam em desvantagem quando discutem questões técnicas com líderes empresariais, dado que a TI é, para muitos chefes de negócios, um território estranho e estrangeiro. Quando um CFO, por exemplo, discute “preços de transferência” durante uma reunião, a maioria dos executivos pode não conhecer todas as nuances técnicas do tópico, mas a maioria tem uma ideia geral do que isso significa e como isso afeta a empresa.

“Muitas vezes, esse mesmo nível de compreensão não é demonstrado quando os CIOs lançam termos de tecnologia como ‘ágil’ ou ‘on-premise’”, diz Nimmo. “Os CIOs devem aproveitar todas e quaisquer oportunidades para explicar o contexto e os resultados da tecnologia, uma vez que a tecnologia é um requisito e um facilitador das funções gerais de negócios”.

Sempre que um executivo-chave parece relutante em se aprofundar em tópicos de tecnologia ou recua em questões complexas, Nimmo sugere recrutar membros-chave da equipe de TI para colaborar e defender a orientação de seu líder. Esses indivíduos podem desempenhar um papel de influenciador confiável com o executivo com desafios tecnológicos, ajudando o líder a se sentir mais confortável com os principais problemas de TI, observa ela.

6. Foco no impacto nos negócios

Os CIOs que descrevem uma iniciativa proposta devem se concentrar no impacto final dos negócios do projeto tanto quanto ou mais do que na própria tecnologia. “Explicar o benefício de uma tecnologia e como usá-la pode ajudar os líderes a entender o significado dos processos digitais nos quais estão investindo”, diz Chris Bedi, CDIO do provedor de serviços baseados em nuvem ServiceNow.

Bedi enfatiza a importância de ancorar as estratégias de TI e a tomada de decisões em termos de resultados em tempo real. “Trabalhar com objetivos de negócios claros e alcançáveis em mente garante que os resultados desejados sejam alcançados”, diz ele.

7. Construa seu conhecimento de negócios

Assim como os líderes empresariais precisam adquirir conhecimento de TI, os CIOs devem trabalhar para se tornarem mais experientes nos negócios. “Para que um CIO se comunique e eduque com eficácia seus colegas, ele também deve possuir uma compreensão clara das prioridades de negócios e de como a empresa opera”, diz Gill. “Esse entendimento ajudará o CIO a aconselhar efetivamente os membros do conselho e a gerência sobre tecnologias e tendências emergentes no mercado”.

A educação de CIO/CXO deve ser uma via de mão dupla. Trabalhe com os principais executivos individualmente para construir o conhecimento e a confiança do negócio necessários para entender as necessidades e objetivos atuais do negócio.

Recent Posts

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

26 minutos ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

2 horas ago

SpaceX planeja 120 lançamentos anuais na Flórida, preocupando as concorrentes

A SpaceX, liderada por Elon Musk, está planejando lançar seu foguete Starship até 120 vezes…

3 horas ago

Criptomoedas: Silvergate Bank é acusada de fraude bilionária por agência reguladora dos EUA

O Silvergate Bank está no centro de um escândalo financeiro após a Comissão de Valores…

4 horas ago

5 dicas para usar de forma efetiva a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi considerada a palavra do ano de 2023 pelo dicionário inglês…

5 horas ago

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

21 horas ago