5 tendências que vimos na CES 2021 que irão impactar os negócios

De escritórios inteligentes ao desdobramento do 5G, tendências pautam e avançam nas organizações

Author Photo
9:11 pm - 14 de janeiro de 2021

O maior evento de tecnologia, que costuma receber 150 mil visitantes todos os anos em Las Vegas, a CES (Consumer Electronic Show), aconteceu de forma digital neste ano. Virtual ou não, uma das premissas da CES é antecipar o que será tendência no mercado de tecnologia consumidor. E para entregar tais avanços, nos bastidores as empresas se apropriam de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, nuvem, Internet das Coisas e 5G, para dar conta de lançamentos que influenciam não só nossa experiência com a tecnologia, como também costumam orientar novos modelos de negócios.

Durante um dos painéis Steve Koenig, VP de Pesquisa da CTA, e Lesley Rohrbaugh, Diretora de Pesquisa da CTA, apontaram as principais tendências que atravessaram esta edição da CES 2021. Muitas delas foram aceleradas pelas interrupções provocadas pela pandemia de Covid-19. Levantamento da McKinsey, Meet the Next Normal Consumer, citado pelos pesquisadores da CTA, endossa esse ritmo acelerado de inovação e adoção de tecnologia. No e-commerce, segundo o relatório, as entregas de delivery avançaram 10 anos em oito semanas. O streaming de vídeo também teve salto. A nova Disney+ conquistou 50 milhões de usuários em cinco meses, um número que levou sete anos para a concorrente Netflix bater.

Confira as tendências e apostas da CES 2021 que prometem impactar os negócios e organizações neste e nos próximos anos.

Inteligência das Coisas

O avanço da Inteligência Artificial não é mais nenhuma novidade se o parâmetro de comparação for a CES. Entretanto, os pesquisadores da CTA, reforçam quanto a tecnologia se mostrou crucial durante a pandemia e como ela deve manter sua ascensão nos próximos anos. Segundo pesquisa citada por Koenig, 43% dos líderes de TI dizem que a AI/ML se mostrou muito mais importante como resultado da pandemia. Outro exemplo são as soluções de RPA (Robotic Process Automation), que caminham para se tornar uma indústria global de US$ 2 bilhões já neste ano. Integram ainda a chamada “Inteligência das Coisas” o Processamento de Linguagem Natural, com pesquisa da John Snow Labs apontando que 53% dos líderes de TI afirmaram que seus orçamentos de NLP (Natural Language Processing) foram, pelo menos, 10% mais altos quando comparados a 2019. Por fim, em relação à cloud computing, que foi uma das responsáveis pela manutenção da operação dos negócios durante a pandemia, 59% das organizações globais esperam que o uso de cloud seja maior do que o planejado para este ano.

Robôs ao nosso resgate

Espere viver em mundo mais habitado por robôs nos próximos anos. De acordo com pesquisa da CTA, a covid-19 impactou diretamente o avanço das tecnologias e adoção de robôs para fins de limpeza, como aqueles que desinfectam pisos, armazéns, lojas e hospitais. O uso de robôs e drones para entregas de encomendas também tem integrado parte da logística de empresas, da mesma forma que são usados para ajudar no empilhamento de produtos em prateleiras em armazéns e tornar o processo de inventário mais inteligente.

Carros que se conversam e cidades inteligentes

“Nós temos falado dessa tecnologia há um tempo, mas realmente está ficando agora interessante”, deu o tom Koenig sobre a chamada C-V2X ou Cellular vehicle-to-everything, rede celular entre veículos. “Considere o avanço das redes 5G, isso muda tudo, isso irá habilitar mais a implementação da C-V2X. Temos um número de veículos equipados com a tecnologia para saírem do chão de fábrica”, contou o pesquisador da CTA.

Esse precedente tecnológico também habilita um novo capítulo nas nossas expectativas em relação às cidades inteligentes. Uma infraestrutura conectada pelas cidades permitirá destravar projetos de sustentabilidade e outras oportunidades de crescimento econômico. Entre os exemplos dados pela CTA e que foram apresentados durante a CES estão câmeras e sensores inteligentes, sensores de proximidade e de poluição, monitores de condições de saúde, quiosques inteligentes e contact tracing, tema que foi amplamente discutido durante o controle da pandemia.

Escritórios e edifícios inteligentes

Para muitos, a pandemia da covid-19 destravou os receios que muitas organizações tinham sobre o home office. Mesmo que as vacinas permitam um eventual retorno às nossas rotinas presenciais, uma das tendências reforçadas pela CTA está nas tecnologias e conectividade que tornam os escritórios mais inteligentes, assegurando o distanciamento social, controle inteligente da ocupação e colaboração remota.

A quinta geração de telefonia móvel

O 5G já era pauta da CES há três edições. Nestes últimos anos, a tecnologia avançou, claro, com lançamento de aparelhos compatíveis com a rede, além de uma disputa que se travou pelo avanço da rede e conquista do mercado por grandes nomes como Qualcomm, Ericsson, Nokia, Intel e Huawei. Mas ainda levará tempo para que o 4G veja seu substituto em larga escala ao redor do mundo. Koenig acredita que até meados desta nova década, o 5G terá sua implementação global de forma mais uniforme. O número de empregos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia também terá seu salto. Segundo estudo encomendado pela Qualcomm, empregos e profissões relacionados ao 5G devem aumentar para 22,8 milhões nos próximos 15 anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.