5 motivos para adotar um software de gestão de Notas Fiscais Eletrônicas

Cinco anos é o prazo determinado por lei para as empresas arquivarem suas notas fiscais eletrônicas (NFe), e quem falha pode pagar multas salgadas. Mas, além da obrigação legal, há diversos outros motivos para adquirir e usar um software de gestão de NFes. Conheça cinco:

1. Aumento da produtividade
Os dados presentes nas NFes são utilizados por vários departamentos dentro de uma companhia, como financeiro, contábil, fiscal e almoxarifado. As ferramentas de gestão de documentos fiscais eliminam o tempo gasto na digitação, formatação e preparação manual de relatórios, Com o software todas as informações fiscais são importadas para o sistema e os colaboradores conseguem se dedicar às tarefas mais estratégicas.

2. Informações precisas e seguras
Protocolos de proteção que não existem em planilhas eletrônicas garantem a segurança dos dados, que são importados e alocados em ambientes preparados para o recebimento e armazenamento. Além disso, sem a inserção manual de dados, eliminam-se os erros como a duplicação de dados, digitação incorreta e exclusão involuntária de informações. O resultado é uma base de dados confiável e precisa. Ao contar com sistemas automatizados garantimos que as rotinas de backup sejam realizadas, independentemente do fator humano.

3. Melhora na comunicação com a contabilidade
Um dos maiores problemas na gestão fiscal das empresas é não ter uma comunicação eficiente com a contabilidade. Com sistemas automatizados, o contador tem acesso em tempo real à documentação da empresa, eliminando a necessidade de e-mails ou de deslocamento físico. Arquivar os documentos eletrônicos em nuvem permite também que as obrigações acessórias sejam preparadas e entregues no tempo ideal.

4. Economia e redução de custos
Uma das formas de gerir documentos fiscais é ter servidores online próprios. Porém, além de não ser barato, são suscetíveis a danos físicos, roubos e falhas. Automatizar a gestão de NFes custa menos do que implementar uma infraestrutura em nuvem. A assinatura mensal tende a ser menor do que a manutenção de servidores internos. Adquirir um software é a decisão mais econômica disponível para atender às exigências legais de armazenamento dos documentos fiscais.

5. Decisões mais rápidas e melhores
Com a entrega de relatórios com informações atualizadas em tempo real, o gerenciamento das notas fiscais eletrônicas fornece subsídios para melhorar a tomada de decisões estratégicas. A confiabilidade das informações fornecidas deixa os gestores seguros e agiliza mudanças promissoras.

*Alison Flores é diretor executivo da NFe Cloud

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

3 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

5 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

5 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

7 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

8 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

9 horas ago