Entregar um site que ofereça uma experiência móvel adequada virou mantra para as empresas. Por isso, a Pontomobi elencou cinco dicas importantes, simples e rápidas de serem implementadas que podem ser usadas por quem deseja criar um mobile site.
1. Sempre pense em mobile friendly
Um site mobile não é uma versão adaptada do site da empresa. Trata-se de um projeto que deve ser pensado, desenvolvido e implementado com foco em dispositivos móveis.
Mobile sites são agnósticos em relação ao sistema operacional do aparelho (iOS, Android, Windows Phone), e uma vez concebidos, os projetos não precisarão de adaptações para funcionar em qualquer smartphone.
Ainda assim, é preciso pensar mobile friendly (ou mobile amigável) e levar em conta como será a experiência do usuário no ambiente mobile. Por exemplo: avalie o tipo e o tamanho da fonte (letra) que serão usados, o volume de textos, escolha de conteúdos a serem priorizados na ordem de apresentação de uma tela, tamanho e posicionamento dos ícones, entre muitos outros fatores.
2. Respeite os diferentes tamanhos de smartphones
Lembre-se de que seu mobile site será acessado em muitos modelos de smartphones diferentes, de inúmeros tamanhos de tela e em diversos sistemas operacionais. Respeite a navegabilidade de todos: o que funciona em dispositivo com tela maior, precisa também oferecer uma boa experiência para um celular com tela menor.
3. Otimize o tamanho das imagens
Ninguém gosta de esperar uma página na web carregar. Por isso, a velocidade da navegação é fundamental para o sucesso de um mobile site. É claro que as operadoras têm sua parcela de responsabilidade na velocidade do acesso móvel fora de zonas de wi-fi, porém as empresas devem fazer sua parte e utilizar imagens leves e otimizadas em seus mobile sites. Isso fará toda a diferença na navegação e irá se refletir no tempo de permanência por usuário no site da empresa.
4. Explore o recurso dos aparelhos em seu mobile site
Smartphones oferecem um grande número de recursos que podem e devem ser explorados a favor de um mobile site, com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável e impactante para a audiência que deseja alcançar. Quer exemplos?
Ao exibir o endereço da sua empresa no mobile site, faça um ícone clicável que seja direcionado ao Waze ou ao Google Maps.
Já o número do telefone deve direcionar a uma chamada direta (é o que tecnicamente se denomina click-to-call). Se for necessário fazer um cadastro, dê a opção do usuário se cadastrar com o seu perfil do Facebook, por exemplo, tornando o processo muito mais ágil e simpático.
5. Priorize a boa ‘clicabilidade’
Quanto mais elementos você usar, mais espaço será necessário, mais o usuário terá que procurar a sessão que ele deseja e provavelmente menos tempo ele permanecerá no seu site.
Entretanto, a ideia aqui também é não fazer o usuário sofrer para clicar em nenhum ícone. Sempre desenvolva os botões de forma simples, com boa visibilidade (tendo em vista todos os tamanhos de dispositivos) e que estejam posicionados de modo a fazer sentido para a navegação. Se o usuário precisar descobrir onde o botão de ação está, há algo de muito errado com o mobile site.