Notícias

5 desafios da contratação de mão de obra qualificada e como superá-los

Encontrar o talento certo para uma posição na sua empresa não é uma tarefa fácil. Para além dos requisitos e habilidades técnicas, é preciso levar em consideração toda uma gama de habilidades culturais. Afinal, nenhum talento é uma ilha.

Mas como gestores devem se atentar a detalhes práticos e aos subjetivos? Na lista abaixo, a consultoria Robert Half indica os cinco maiores desafios na hora de contratar mão de obra qualificada e como é possível superá-los.

1. Perfil comportamental

A questão comportamental está sendo cada vez mais avaliada. Muitas pessoas são demitidas ou pedem demissão pelo fator comportamental e não pela habilidade técnica. Sendo assim, a desenvoltura do profissional na hora da entrevista e a credibilidade gerada são analisadas.

A proatividade e a capacidade do candidato de ser um agente facilitador dentro da empresa também são fatores que passam pela avaliação dos recrutadores.

2. Fit cultural

Atualmente, muitas empresas adotaram um código de cultura, que reúne os valores e princípios éticos que são mais importantes para a organização. O código de cultura orienta como deve ser o comportamento dos colaboradores diante de diferentes situações rotineiras.

Durante o processo seletivo, os candidatos podem passar pela entrevista de fit cultural, isso significa que os recrutadores vão avaliar se o modo de pensar e se comportar dos pretendentes está afinado com o que a empresa preza em seu código de cultura.

3. Nível de senioridade

Os níveis de senioridade de um profissional podem ser:

júnior — pouca ou nenhuma experiência. Profissional em início de carreira, em busca de inserção no mercado;

pleno — profissional que tem bagagem de experiências no currículo e entende com clareza a dinâmica de suas funções;

sênior — profissional com muita experiência e domínio sobre sua função. Por vezes, pode ser considerado referência em sua área de atuação.

O desafio, nesse sentido, é que o candidato tenha o nível que a vaga oferece. Pode acontecer de a pessoa preencher todos os requisitos, mas ser experiente demais para a vaga, ou ter muita bagagem para exercer uma função que demande menos conhecimentos.

4. Remuneração adequada

Existe uma tendência das empresas de manter o nível salarial no mesmo padrão de contratação de anos anteriores. O que significa não ter uma perspectiva de atualização salarial mesmo que a exigência em relação ao profissional, ao cargo e função, tenham aumentado.

Por outro lado, o profissional que é muito qualificado provavelmente já está trabalhando e, na hora de se candidatar a uma vaga, dificilmente optará por trocar de emprego mantendo o mesmo salário que recebe no emprego atual. Mas os contratantes precisam entender que esse fator será preponderante para a efetivação da contratação.

Além disso, é preciso reconhecer que grau de exigência muda muito ano a ano. Às vezes, a vaga em aberto inclui atividades de diversos cargos com um job description muito mais amplo do que era há alguns anos. Caso a remuneração oferecida não acompanhar esse ritmo, pode se tornar um problema na hora da admissão.

5. Idioma

Ainda hoje, a habilidade com idiomas, como o inglês e o espanhol, é uma questão que faz diferença na hora da contratação de uma mão de obra qualificada. Há um percentual relevante de profissionais qualificados no mercado que não são contratados porque não têm conhecimentos em um idioma estrangeiro.

Como superar esses desafios

O ponto mais importante para superar os desafios de contratar mão de obra qualificada é que todos os profissionais envolvidos no recrutamento precisam estar alinhados. Ainda há desencontro de propostas entre os profissionais da empresa diante da escolha de um candidato, principalmente quando é uma vaga nova.

Quando se trata de uma vaga de substituição, o ponto de referência é o profissional que está saindo, então, a equipe consegue avaliar o que foi positivo e detectar outros requisitos para a função.

Já quando é uma vaga nova, há casos em que não fica claro o que a empresa quer, o que pode gerar perda de tempo e gastos. Sendo assim, em primeiro lugar, a empresa precisa saber exatamente qual perfil deseja contratar, do que pode abrir mão e o que é incondicional.

Fonte: Robert Half

 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

5 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

7 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

7 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

9 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

10 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

11 horas ago