Categories: Notícias

4 dicas para identificar se seu negócio está pronto para decolar

As empresas não possuem fórmulas mágicas para crescerem exponencialmente e em pouco tempo. Sério. Por mais que possa parecer que isso exista, para dobrar a base de clientes, retê-los ou obter melhor retorno sobre o investimento é preciso investir em alguns pontos importantes – e isso não engloba o uso de artifícios para “hackear” o crescimento da empresa.

Quer um exemplo desse artifício? Quando Drew Houston, fundador do Dropbox, disse que conseguiu aumentar a base de clientes em 60% ele não mentiu. Mas esse crescimento foi conseguido depois de ofertar armazenamento gratuito para usuários que conseguissem convidar amigos para entrar no serviço. Essa “promoção” é um tipo de manobra também chamada de Growth Hacking.

Não é algo novo, mas os resultados nem sempre são duradouros. Então, antes de tentar essas táticas, que tal investir em alguns princípios fundamentais para que seu negócio cresça de forma equilibrada? Omer Khan, empreendedor, consultor e fundados do ConversionAid dá a dica.

1. Certifique-se de que seu produto está pronto para crescer. “Se ele não estiver, qualquer coisa que você tentar fazer será esforço desperdiçado”, diz o especialista. A ideia, então, é garantir que o produto tenha as bases sólidas para, então, crescer. Para isso é preciso verificar a ativação – um site deve facilitar a entrada de pessoas que queiram usar ou testar o serviço. O segundo passo é promover o engajamento: o produto é tão bom que as pessoas continuarão a usá-lo, o que, consequentemente, trará fidelidade.

2. Entenda seus clientes. Antes de acionar o crescimento por meio de ações de marketing, é preciso conhecer quem é o seu consumidor, quais os problemas que eles estão enfrentando, quais produtos usam, como se sentem. Conhecê-los de verdade, para que sejam conquistados. Dessa forma, será mais fácil produzis anúncios, por exemplo, que sejam atrativos o suficiente e que resultem em conversões reais. Criar pesquisas on-line pode ser um bom começo para entendê-los.

3. Identifique táticas para alcançar consumidores em potencial. “É fácil perder tempo e dinheiro focando em estratégias erradas – como SEO, SEM e PR”, afirma Khan, completando que nem sempre todas essas abordagens funcionam. O segredo é identificar e dar prioridade para aquelas que são mais relevantes para o seu negócio – e isso pode ser descoberto após a identificação de quem é o seu cliente.

4. Foque na métrica número um de crescimento e aplique testes continuamente. “Ao tentar crescer o seu negócio, é tentador monitorar uma porção de métricas – mas a maioria é irrelevante”, afirma Khan. Para ele, o melhor é se concentrar em apenas uma métrica para realmente ver resultados.

*Com informações do The Next Web

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

11 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

11 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

12 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

12 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

14 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

15 horas ago