Categories: Notícias

[213941] Razer Barracuda: Som de primeira para jogos e jogadores

Introdução

A Razer tem se especializado em produzir equipamentos para jogadores avançados ou profissionais. Desde mouses e mousepads com sofisticações que talvez só os jogadores mais vorazes vão usufruir até teclados como o

Razer Tarântula recém avaliado aqui no site, a Razer tem se destacado nesse mercado que, apesar de muito popular, tem poucos produtos voltados ao jogador de alto nível. É claro que existem vários produtos de várias marcas para jogadores em geral, mas a Razer não só se posiciona em um nível mais profissional que as demais marcas como também é líder desse setor tão disputado.

Som é algo fundamental para a imersão do jogador no ambiente do jogo, por isso boa parte das experiências vividas em jogos no PC (ou consoles) tem relação muito direta com a qualidade do áudio e a forma como ele é processado, envolvendo técnicas de posicionamento 3D, algoritmos matemáticos de ambientação e bibliotecas de efeitos bem sofisticadas. O EAX da Creative, o Sensaura e as bibliotecas de áudio do DirectX são exemplos de padrões de posicionamento espacial de áudio muito usados atualmente.

Primeiro vamos esclarecer o que é o “sistema” Barracuda. Estamos falando aqui de dois produtos independentes que formam um único conjunto se forem combinados: o Barracuda AC-1 é uma placa de som muito interessante, e o Barracuda HP-1 é um poderoso headfone surround feito para “casar” com o Barracuda AC-1 através de uma conexão proprietária, embora ambos, tanto o HP-1 quanto o AC-1, possam ser usados de forma independente usando os cabos com as conexões convencionais que estão inclusos no kit.

Essa conexão proprietária é chamada de Interface Razer HD-DAI (Razer High Definition-Dedicated Audio Interface) e somente com ela o sistema integrado terá toda sua funcionalidade aproveitada no headfone. Empresas como a Creative posicionam suas placas de som no mercado baseando-se em uma teórica maior fidelidade de áudio, algo discutível visto que com a introdução do HDA nos sistemas onboard é muito difícil justificar para usuários comuns a opção por uma placa de som dedicada. A Razer optou por um caminho diferente ao propor o Barracuda, pois o produto, incluindo seu driver, foi desenvolvido buscando atender as necessidades especificas dos jogadores. Isso não significa que a placa de som ou o headfone não servem para ouvir músicas ou filmes, é claro que servem, mas não é o foco principal do produto e não deve ser avaliado dessa forma. É para jogos e jogadores, esse é o foco!

Vamos analisar isoladamente os dois produtos que compõe o Razer Barracuda Integrated Audio System, primeiro a placa de som Barracuda AC-1:

Page: 1 2 3 4 5 6

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

13 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

14 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

15 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

16 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

17 horas ago