13 melhores antivírus para Windows 10
Produtos foram testados em três critérios: proteção, desempenho e usabilidade. Apenas seis sistemas receberam nota máxima
O AV-TEST Institute testou recentemente os produtos antivírus mais populares para Windows 10 em três critérios principais: proteção, desempenho e usabilidade. Apenas cinco dos 18 produtos testados obtiveram uma classificação perfeita de seis para cada um desses critérios. São eles: Bitdefender Endpoint Security 6.6 e Endpoint Security Elite 6.6; Kaspersky Lab Endpoint Security 11; Kaspersky Small Office Security 6; Microsoft Windows Defender Antivirus 4.12 e 4.16.
As 13 principais ofertas de antivírus mostradas abaixo, em ordem alfabética, obtiveram pelo menos 17 pontos em 18 possíveis. Conheça cada uma:
- Avast Antivirus Business 18.5
O Avast Antivirus Business 18.5 poderia ter uma pontuação perfeita com apenas uma pequena melhora no desempenho. O maior problema foi com lentidão ao lançar sites populares. Foi 4 pontos percentuais mais lento que a média da indústria. Caso contrário, tinha pontuações perfeitas para proteção de dados e quase uma pontuação perfeita para usabilidade.
- Bitdefender Endpoint Security 6.6
Um dos cinco produtos com pontuações perfeitas para proteção, desempenho e usabilidade, o Bitdefender Endpoint Security bloqueou todos os ataques de e-mail e Web de malware de zero day testados e todos os malwares descobertos nas últimas quatro semanas. A degradação do desempenho ao usar aplicativos e sites foi mínima a moderada, com o pior sendo uma desaceleração do lançamento de um site de 26% em um PC padrão. Para a última rodada de testes, o produto não apresentou falsos positivos.
- Bitdefender Endpoint Security Elite 6.6
Os resultados do Bitdefender Endpoint Security Elite são quase idênticos aos do produto padrão Bitdefender. A principal diferença é que ele foi um pouco melhor em algumas categorias de desempenho.
- Check Point SandBlast Agent 80.84
Recém-chegado à lista dos 10 melhores, o Check Point SandBlast Agent teve pontuações perfeitas para proteção de dados e usabilidade. Para o último, não tinha avisos ou bloqueios falsos e não sinalizava nenhum software legítimo como malware. Ele apresentou um desempenho significativamente mais lento ao lançar sites populares do que a média do setor – um declínio de 30% na velocidade, contra 18% em um PC padrão, e uma queda de 16% em comparação com 13% em um PC de alta tecnologia.
- Kaspersky Endpoint Security 11.0
Com suas pontuações quase perfeitas em todos os níveis, o Kaspersky Endpoint Security continua sua execução no nível superior de produtos anti-malware. Ele parou 99,4% de todos os ataques de zero day e conhecidos testados. Do lado do desempenho, o produto teve impacto mínimo no lançamento ou instalação de sites ou aplicativos.
- Kaspersky Small Office Security 6
O Kaspersky Small Office Security pontuou de forma semelhante ao produto de proteção de terminais da empresa. Ele teve um impacto ligeiramente maior nos lançamentos de sites e na instalação de aplicativos, mas seu desempenho ainda estava bem acima da média do setor.
- McAfee Endpoint Security 10.5
Para proteção e usabilidade, o McAfee Endpoint Security classifica-se com o melhor dos seus concorrentes. No entanto, fica um pouco aquém do desempenho, particularmente durante o lançamento ou a instalação do software. O lançamento de aplicativos padrão com o produto McAfee ativo foi 28% mais lento que o normal, bem acima da média do setor de 11%. Foi pior ao instalar aplicativos usados com frequência – 39% mais lento. A média do setor é de 26%.
- Microsoft Windows Defender Antivirus 4.12 e 4.18
O desempenho estava mantendo o Microsoft Windows Defender Antivirus 4.2 fora da lista em testes anteriores, mas isso mudou. Na maioria das categorias de desempenho, o produto agora é mais rápido que os tempos médios do setor. Isso é suficiente para se juntar à elite com pontuações perfeitas entre este grupo. Também bloqueou uma ação durante o uso ou instalação de software legítimo.
- Seqrite Endpoint Security 17.00
Outro recém-chegado à lista, o Seqrite Endpoint Security chegou perto de uma pontuação perfeita. Ele perdeu meio ponto em seu índice de usabilidade por causa de três falsas detecções de software legítimo e dois falsos bloqueios ao instalar e usar software legítimo. Oferece desempenho acima da média em todos os testes.
- Sophos Endpoint Security and Control 10.8
O usuário pode contar com o Sophos Endpoint Security and Control para interromper ataques, bem como qualquer outro produto desse grupo. Ele fica atrás dos líderes apenas em uma categoria de desempenho: instalação mais lenta de aplicativos usados com frequência. O produto causou um tempo de instalação 30% menor para os PCs padrão, superior aos 26% do padrão da indústria. Também foi um pouco mais lento que a média ao lançar sites populares. Ele perdeu meio ponto em sua classificação de usabilidade ao bloquear falsamente três ações enquanto instalava e usava software legítimo.
- Symantec Endpoint Protection 14.2
Além de uma pontuação de proteção perfeita, o Symantec Endpoint Protection é uma das ferramentas antimalware de melhor desempenho testadas. A pontuação ficou abaixo ou perto da média do setor em todas as categorias. O único motivo de não ter avaliações perfeitas nas três categorias principais é que ele bloqueou quatro ações durante a instalação e o uso de softwares legítimos.
- Symantec Endpoint Protection Cloud 22.14
O Symantec Endpoint Protection Cloud pontuou de forma semelhante ao seu equivalente não relacionado à nuvem. Fez um pouco melhor em usabilidade, bloqueando duas ações durante a instalação e uso de software legítimo.
- Trend Micro Office Scan 12.0
Anteriormente um dos poucos produtos com uma classificação perfeita em todas as três principais categorias, o Trend Micro Office Scan perdeu meio ponto em seu índice de usabilidade desta vez. Estava abaixo ou perto da média do setor para todas as categorias de desempenho.