TIVIT aposta em ‘inovação como serviço’ para se aproximar de clientes

Empresa lançou programa de inovação como parte do TIVIT Labs para ajuda clientes a resolver desafios de tecnologia e negócios

Author Photo
6:57 pm - 28 de setembro de 2022
Tivit

Em 2020, a multinacional brasileira de tecnologia TIVIT lançou a iniciativa TIVIT Labs, um hub de inovação independente focado na aceleração do processo de transformação digital da companhia e na geração de impacto para seu ecossistema de clientes e parceiros.

Nesta quarta-feira (28), a empresa deu um novo passo com a iniciativa: o Labs Innovation, um programa de ‘inovação como serviço’ focado em ajudar clientes que estão buscando fomentar suas próprias iniciativas de inovação e resolver problemas de negócio.

CTO da TIVIT e diretor de inovação responsável pelo TIVIT Labs, George Bem explica que o Labs Innovation nasce a partir das experiências que a própria empresa teve ao longo dos últimos anos com a ideação e desenvolvimento de produtos a partir de seu centro de inovação.

Desde sua fundação, o TIVIT Labs já foi responsável por uma série de projetos de inovação internos, como a solução de banking as a service tbanks e a assistente virtual corporativa IVI, e produtos para o mercado. Entre juntos a parceiros esteve o CovidLog, ferramenta de educação sobre a Covid-19 que foi criado junto ao Hospital Israelita Albert Einstein para otimizar a identificação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

“Nós chegamos em determinado ponto em que percebemos que estávamos muito maduros na criação de produtos”, contou Bem em entrevista ao IT Forum. “Nós já tínhamos sessões de design thinking, processos, sessões com startups, meetups – tudo particionado. Então nós percebemos que havia uma oportunidade grande em criar uma oferta de ‘inovação como serviço’, que é um conceito ainda pouco conhecido”.

Leia também: TIVIT acelera com laboratório de inovação focado em negócios

O Labs Innovation será oferecido em um modelo mensal de preço fixo que dará acesso a sessões de design thinking, startup days, palestras com nomes de inovação e tecnologia, eventos de networking, treinamento em inovação, reuniões com consultores, meetups e acesso ao coworking da própria TIVIT Labs. Quando parte do programa, clientes poderão trazer seus problemas de negócio para a TIVIT para discussão e elaboração de possíveis soluções.

A iniciativa também não está conectada diretamente ao portfólio da TIVIT. Ainda que participantes do programa possam contar com expertise do ecossistemas de cibersegurança, nuvem, transformação digital e plataformas de tecnologia da companhia, os projetos de inovação não estarão atrelados aos seus produtos. “Na jornada, se eu não puder ajudar, vamos buscar outra empresa que possa. É uma iniciativa do Labs para não ter conflito”, explicou Bem.

O Labs Innovation também não é visto como uma nova fonte de receitas para a TIVIT. De acordo com o diretor de inovação da organização, o valor mensal do programa é “simbólico” e focado em sua manutenção. Seu objetivo principal, disse Bem, é ampliar a conexão da TIVIT com clientes e dar mais visibilidade aos projetos que estão no TIVIT Labs. “O grande valor [para a TIVIT] é nossos clientes entenderem que podemos ajudá-los no que for. É gerar credibilidade”, avaliou.

O Labs Innovation já estava sendo rodado em projeto piloto junto a 20 clientes, mas a empresa já estima ser capaz de atingir pelo menos 200 clientes com a iniciativa.

A ideia é também expandir o conteúdo do programa através de pacotes “adicionais” no futuro. Um deles, já disponível no lançamento, é uma viagem para conexão do cliente com o ecossistema israelense de startups. Esse tipo de conteúdo terá um custo adicional.

Para Luiz Mattar, CEO da TIVIT, o programa também é parte da própria evolução do negócio da companhia. Fundada como uma provedora de soluções para o comércio eletrônico, a TIVIT se expandiu para o segmento de data centers e computação de nuvem. Mais recentemente, passou a atuar nas jornadas de transformação digital de clientes. Dos R$ 2 bilhões faturados pela empresa no último ano, mais de 51% já são de serviços de transformação digital e nuvem.

“A questão da inovação é algo muito forte para nossa empresa. A gente entende que todos os nossos clientes, empresas do nosso círculo e do ecossistema estão procurando as novas tendências de mercado. Para que a gente possa continuar nossa transformação, surgiu nossa ideia do TIVIT Labs”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.